Por falta de leitos de UTI, paciente diabético é transferido do Litoral Norte para o Sul de SC
Vale do Itajaí está com 100% dos leitos ocupados e região do Litoral Norte com mais de 98% de ocupação
• Atualizado
![Foto: SAER/SARASUL Foto: SAER/SARASUL](https://scc10.com.br/wp-content/uploads/2023/04/SAER-SARASUL-DIABETICO-.jpg)
Um jovem de 21 anos precisou ser transferido de helicóptero pela equipe do SAER/SARASUL, no início da tarde deste domingo (23), de Navegantes para Araranguá, por conta da falta de leitos na região.
Leia Mais
Conforme a equipe do SAER/SARASUL, o paciente teve complicações diabéticas graves e precisa de cuidados intensivos. Por falta de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), na região, ele foi transferido para o Hospital Regional de Araranguá, no Sul do estado. O rapaz foi atendido pelo SAMU de Balneário Camboriú e o helicóptero pousou no aeroporto de Jaguaruna.
Os dados do Painel de Leitos de UTI do SUS mostram que a região da Foz do Rio Itajaí, onde está Navegantes, está com 98,46% dos leitos ocupados. A região do Vale do Itajaí é a única que está com 100% dos leitos ocupados. Lembrando que, mesmo quando um leito é considerado vago, pode-se haver um paciente na fila para ocupá-lo imediatamente, assim, os dados podem ser menores temporariamente.
O Sul catarinense é a região com menor taxa de ocupação de leitos de UTI, com 92,12% dos leitos ocupados. Grande Oste está com 92.94% de ocupação dos leitos, seguido, em ordem crescente, por Planalto Norte e Nordeste com 96,76%, Meio Oeste e Serra com 97,27%, Grande Florianópolis com 98,10% de ocupação, ficando atrás de Foz do Rio Itajaí e Vale do Itajaí.
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina foi procurada e se posicionou por meio de nota:
A Secretaria de Estado da Saúde informa que os pacientes são regulados pela Central de Regulação e, em caso de falta de leito na Região, são transferidos para os locais em que haja oferta.
O quadro clínico do paciente também é considerado e, nos casos em que não há condições de transporte para fora da Macrorregião, há a possibilidade da compra em leito privado.
A SES, por meio da Regulação Estadual, trabalha diariamente para atender todas as solicitações de leitos regulando, quando necessário, para regiões em que haja disponibilidade.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO