Picolé e sorvete podem auxiliar crianças com câncer; entenda
Uma iniciativa cheia de doçura tem trazido alegria para as crianças em tratamento: a oferta de picolé e sorvete para alívio da mucosite
• Atualizado
A oncologia pediátrica enfrenta constantes desafios no tratamento de crianças com câncer. O diagnóstico, as intervenções constantes e os possíveis efeitos colaterais das medicações exigem uma busca para amenizar essa grande batalha contra a doença. No Hospital Santo Antônio, de Blumenau, unidade que presta atendimento via SUS, uma iniciativa cheia de doçura tem trazido alegria para as crianças: a oferta de picolé e sorvete para alívio da mucosite.
Desencadeada frequentemente pela quimioterapia e radioterapia, essas feridas na boca provocam dor intensa e dificuldades na alimentação. No entanto, o picolé desempenha um papel fundamental no alívio dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida desses pacientes. Essa técnica é conhecida como crioterapia e tem sido utilizada para o alívio dos sintomas.
No hospital, os picolés e sorvetes são oferecidos diariamente para as crianças em tratamento. “A crioterapia através de alimentos extremamente gelados como sorvete, picolé ou pedaços de gelo, quando consumidos, causa vasoconstrição, interrompendo a inflamação na região da mucosa da cavidade oral e reduzindo o contato de drogas tóxicas com a camada mucosa. Além disso, o sorvete também alivia sintomas como os enjoos, gerando uma sensação de bem-estar e conforto durante a internação”, explica a nutricionista clínica do Hospital Santo Antônio, Viviane Henckel.
O Hospital Santo Antônio faz parte da rede de atendimento oncológico pediátrico do Sistema Único de Saúde de Santa Catarina e é referência para 53 municípios.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO