Pedras nos rins: sintomas e cuidados necessários para prevenir o problema
Doença pode causar danos para os rins.
• Atualizado
Além da predisposição genética, má alimentação, baixo consumo de líquidos e excesso de sal estão entre os principais fatores que contribuem para o aparecimento de pedras nos rins. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 15% da população pode apresentar, em algum momento da vida, pelo menos um episódio do problema.
Além do incômodo, a doença pode causar danos para os rins. Dessa forma, especialistas alertam para a importância de consultar um médico especializado caso algum sintoma apareça.
Pedras nos rins: veja orientações
De acordo com os especialistas, os cálculos são formações naturais por diversas substâncias existentes na urina. As fortes dores são provocadas exatamente pela migração dessas pedras dos rins para a bexiga. Em alguns casos, porém, os sintomas podem até mesmo não existir.
Dessa forma, é importante consultar um médico especializado ao identificar sangue ou partículas parecidas com grãos de areia na urina. Excesso de infecção urinária também podem ser indícios.
Para o diagnóstico, o médico contará com a ajuda de exames como ultrassonografias e tomografias computadorizadas. Como forma de prevenção, é importante manter hábitos saudáveis, priorizando uma dieta equilibrada, com a redução de sal e o aumento do consumo de água.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO