Páscoa Saudável: Confira sete dicas para consumir chocolates mais amargos
Nutricionista dá sete dicas de como incluir os chocolates mais amargos no cardápio
• Atualizado
Com a Páscoa se aproximando, é comum associar a temporada festiva com deliciosos ovos de chocolate ao leite, brancos, crocantes e recheados. No entanto, cada vez mais pessoas estão se conscientizando sobre os benefícios do chocolate com alto teor de cacau, rico em antioxidantes e compostos benéficos à saúde. Por isso, aprender a apreciar chocolates mais amargos, com menos açúcar, surge como uma alternativa saudável para celebrar e degustar as delícias da Páscoa. A nutricionista Adriana Stavro dá dicas de como adicionar a delícia ao cardápio sem sair da dieta.
1 – Comece degustando chocolates com 80% a 85% de cacau, que têm menos açúcar e sabores mais intensos.
2- Deguste lentamente, permitindo que os sabores se desenvolvam, e beba água entre cada opção para limpar o paladar.
3- Diminua gradualmente o teor de cacau do chocolate, passando para porcentagens menores, como 75%, 70% e 60%.
4- Essa diminuição gradual permite que o paladar se ajuste lentamente à menor quantidade de açúcar e à intensidade do cacau.
5 – Conforme o teor de cacau diminui, o chocolate tende a parecer mais doce devido à redução da amargura e à percepção ampliada do açúcar.
6 – Essa transição gradual também destaca a complexidade de sabores dos chocolates mais amargos em contraste com a doçura excessiva dos chocolates mais comuns.
7 – Esse processo permite que o paladar se acostume lentamente aos chocolates mais amargos, desenvolvendo uma apreciação pelos sabores ricos do cacau, ao mesmo tempo em que reduz a preferência por chocolates excessivamente doces.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO