Saúde Compartilhar
Varíola dos macacos

Pará confirma primeiro caso de Varíola dos Macacos

O infectado é um homem, de 40 anos, com histórico de viagem para uma cidade que já tinha registro da doença

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Varíola dos Macacos | Foto: Divulgação/Shutterstock
Varíola dos Macacos | Foto: Divulgação/Shutterstock

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém, no Pará (Sesma) confirmou o primeiro caso da Varíola dos Macacos (Monkeypox). O infectado é um homem, de 40 anos, com histórico de viagem para cidade que já tinha registro da doença. 

Segundo a prefeitura da cidade, o paciente foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Marambaia. A equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) da Sesma realizou coleta de amostras em domicílio e recomendou o isolamento até o resultado laboratorial. 

No sábado (13), o Laboratório Central (Lacen) confirmou o diagnóstico positivo. O paciente não apresenta sintomas graves e continuará em isolamento domiciliar com o curso normal de cura para a doença.

Vacina para a doença

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou na última quinta-feira (11) que recebeu seis pedidos de registro de produtos para o diagnóstico da varíola dos macacos em seres humanos. Os dois primeiros vêm da Espanha e da China, das empresas CerTest Biotec e a Shanghai BioGerm Medical Technology, respectivamente.

Os testes são moleculares, passaram pela avaliação do corpo técnico da Anvisa e ainda aguardam mais informações por parte das empresas para conclusão da análise. O terceiro produto também é um ensaio molecular da empresa nacional Eco Diagnóstica, mas que tem parte da sua produção ocorrendo em outro país. A análise técnica deste já foi iniciada. 

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.