Saúde Compartilhar
Denúncia

Pais denunciam tempo de espera e falta de teste de dengue e covid em hospital de Joinville

De acordo com o hospital, os teste são disponilizados apenas para pacientes internados

• Atualizado

Renato Santos

Por Renato Santos

Sarah Falcão

Por Sarah Falcão

Fotos: Ricardo Wolffenbüttel | Secom  | Governo de Santa Catarina | Divulgação.
Fotos: Ricardo Wolffenbüttel | Secom | Governo de Santa Catarina | Divulgação.

Na manhã de quarta-feira (10), pais denunciaram o longo tempo de espera no Hospital Infantil de Joinville e a ausência de testagem rápida de dengue e covid-19.

Diante da situação, a redação do SCC SBT Joinville entrou em contato com o Hospital Infantil, que afirmou que o tempo médio de espera é de duas horas. Já os testes de dengue e covid-19, não são disponibilizados para quem vai ao local somente para realizar a testagem.

De acordo com o hospital, os testes estão disponíveis apenas para pacientes internados. Dessa forma, os pacientes são orientados a procurar as UPAs e os postos de saúde do município.

Apesar das afirmações do hospital, pais alegam demora no atendimento. No fim da tarde da última quarta-feira (10), Rosane, mãe de uma criança de seis meses, precisou esperar cerca de sete horas no hospital. Após o longo período de espera, a mãe não teria conseguido ser atendida.

“Não recebemos atendimento até agora, quase sete horas da noite. Eu preocupada e minha filha está aqui passando mal. Isso é desumano”, afirmou a mãe.

Em nota, a Prefeitura de Joinville contou que os testes estão sendo ofertados nas unidades do município. Além disso, também informou o numero de pessoas atendidas nas ultimas 24h nas UPAs Leste e Sul e PA Norte.

Veja a nota na íntegra

“A Secretaria da Saúde de Joinville informa que tem disponível testes para dengue e Covid-19 para utilização nas unidades municipais.

É importante, porém, reforçar que o diagnóstico de dengue é clínico, ou seja, por mais que o exame dê negativo, o que vale é a avaliação médica que vai indicar, com base nos sintomas e no hemograma, quando necessário, se o paciente está ou não com dengue.

Com relação ao atendimento, a orientação da Secretaria da Saúde é que pacientes com sintomas leves de dengue procurem atendimento primeiro na Unidade Básica de Saúde da Família mais próxima de sua casa. Lá a equipe de enfermagem fará o primeiro acolhimento, podendo fazer o teste de dengue, quando necessário. Além disso, o paciente poderá ser encaminhado para uma Unidade Sentinela, ou para a Central de Hidratação 24 horas, de acordo com a indicação clínica.

Pacientes que apresentam sintomas graves, como dor abdominal intensa e contínua ou qualquer tipo de sangramento devem procurar uma UPA o PA imediatamente.

A Prefeitura de Joinville mantém atendimento adulto e infantil tanto nas Unidades Básicas de Saúde da Família, quanto nas UPAs. Na terça-feira (9) foram realizados apenas nas UPAs Leste e Sul e PA Norte, 2.319 atendimentos, sendo 374 infantil e 1.945 adulto”.

Veja a denúncia do longo tempo de espera

Com supervisão de Mariana Pedrozo

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.