Saúde Compartilhar
Risco à saúde

Ovos de tênia para emagrecer? Mulher come e desenvolve lesões cerebrais

O método tem colocado em risco a saúde de vários consumidores

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Freepik/Banco de Imagens
Foto: Freepik/Banco de Imagens

Você já ouviu falar em ovos de tênia? Pois pílulas contento os ovos estão sendo vendidas na dark web como uma solução para emagrecer. No entanto, o método tem colocado em risco a saúde de vários consumidores, principalmente com o desenvolvimento de doenças graves, que podem causar a morte.

Um caso recente que chamou atenção foi relatado por um oncologista. Uma mulher de 21 anos tentou comprar as pílulas com ovos de tênia de foram on-line usando criptomoedas. Insatisfeita com a dieta convencional que fazia, ela foi atraída por um anúncio nas redes sociais que mostrava fotos impressionantes do antes e depois do uso do método.

Ela tomou duas cápsulas e logo viu resultados, mas teve um desconforto abdominal e ignorou os sintomas. Algumas semanas depois, pedaços retangulares aparecerem nas fezes, no entanto, a mulher achou ser normal por causa da perda de peso.

Porém, pouco tempo depois, desenvolveu um caroço sob o queixo e, ao pressioná-lo, desmaiou. Dias depois, começou a sofrer de intensas dores de cabeça e pressão craniana. Sem revelar o uso de ovos de tênia, ela procurou atendimento médico.

Os exames não identificaram infecções e a mulher foi medicada e liberada. Tempo depois, os sintomas pioraram e os médicos descobriram lesões no cérebro e outros órgãos, como fígado e língua, além de vários cistos. Só então ela contou ter ingerido ovos de tênia.

Os médicos identificaram que ela havia consumido duas espécies de parasitas: Taenia saginata (tênia da carne bovina) e Taenia solium (tênia da carne de porco). A segunda foi a responsável pelos danos cerebrais, já que os ovos podem entrar na corrente sanguínea e se alojar em tecidos, como músculos e cérebro, causando cisticercose.

Entenda o que são os ovos de tênia

Os parasitas se instalam no intestino humano depois do consumo inadvertido de seus ovos. Alguns crescem até nove metros de comprimento, alimentando-se do que o hospedeiro consome, o que resulta na perda de peso, mas também pode causar cólicas, inchaço, diarreia e vômitos.

Com informações de portal Terra

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.