Cotidiano Compartilhar
Saúde

“Não tem certeza da qualidade”, diz mãe sobre clínicas oferecidas por plano de saúde para pessoas com autismo

Novas clínicas que atenderão autistas estão gerando preocupação nas famílias

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: SCC SBT
Foto: SCC SBT

com informações de Kaíky Goede

Após o descredenciamento em massa de clínicas que atendem pessoas autistas, famílias que possuem o plano de saúde da Unimed estão relatando problemas e estão apreensivas. A informação foi repassada pelo Procon Municipal de Florianópolis, que ainda afirma que o plano de saúde está alterando as clínicas que até então forneciam o atendimento.

Mariah Bonfin, mãe de criança que era atendida pelo projeto AURA, descredenciado pela Unimed, conta que está com incerteza sobre a qualidade da nova clínica que vai atender as pessoas com autismo.

“São clínicas que a gente não tem muita certeza da qualidade, quando a gente questiona se tem certificado A, B ou C, a gente não pode ter acesso, já aconteceu isso comigo. A gente não tá tendo o apoio que a Unimed diz que está dando”.

Mariah Bonfin, mãe de criança atendida

Em contrapartida, a Unimed informou ao SCC10 que, na verdade, “de apenas uma clínica que atende autistas, aumentamos para 115 clínicas”.

Veja a reportagem

Vídeo: SCC SBT

“O tratamento tem que ser feito de uma forma contínua, se há necessidade de pararem, tem todos os termos da lei que precisam ser cumprido, e isso não tá acontecendo”, explica a mãe sobre a mudança de clínica.

O Procon Municipal de Florianópolis notificou a Unimed na última sexta-feira (5) e pediu esclarecimentos sobre a situação do projeto Aura, relacionado ao atendimento médico multidisciplinar para pessoas do espectro autista. O plano de saúde respondeu oficialmente o Procon durante a tarde de segunda-feira (8). O órgão informou que agora vai analisar a resposta com a devida cautela.

O que diz o Plano de Saúde

Em nota, a Unimed disse que não suspendeu os atendimentos de pacientes com transtornos globais do desenvolvimento e transtorno do espectro autista. As sessões continuam, mas agora em uma rede de clínicas credenciadas e qualificadas.

Também questionada sobre o acesso à informação e certificados em relação à qualidade das clínicas que serão oferecidas aos atendidos, a Unimed explicou em nova nota que: “as famílias estão sendo informadas sobre a reestruturação do projeto AURORA e quanto às clínicas, elas são especializadas dentro dos tratamentos indicados para cada paciente”. Informou ainda que, uma das clínicas detém de profissionais com especialização única na região da Grande Florianópolis.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.