Saúde Compartilhar
SAÚDE

MultiHospital de Florianópolis completa um ano com mais de 295 mil atendimentos

Localizado no Sul da Ilha, o complexo já se tornou referência em serviços especializados e de urgência

• Atualizado

Redação

Por Redação

MultiHospital de Florianópolis completa um ano com mais de 295 mil atendimentos. – Foto: PMF/Reprodução
MultiHospital de Florianópolis completa um ano com mais de 295 mil atendimentos. – Foto: PMF/Reprodução

Com mais de 295 mil atendimentos e redução nas filas da saúde, o MultiHospital de Florianópolis completou o primeiro ano de funcionamento no dia 1º de junho. Localizado no Sul da Ilha, o complexo já se tornou referência em serviços especializados e de urgência, com destaque para a área oftalmológica.

Instalado em um prédio de mais de 13 mil m², o MultiHospital nasceu da rápida adaptação da antiga estrutura do aeroporto em apenas seis meses.

O espaço agora abriga múltiplos serviços: Hospital Dia, UPA Sul, Centro de Atenção Psicossocial 24h (CAPS), Espaço Acolher Floripa, primeira Ótica Pública da capital, 2ª Delegacia de Polícia e a Escola de Saúde Pública.

O MultiHospital nasceu da rápida adaptação da antiga estrutura do aeroporto. - Foto: PMF/Reprodução
O MultiHospital nasceu da rápida adaptação da antiga estrutura do aeroporto. – Foto: PMF/Reprodução

MultiHospital Florianópolis comemora 1 ano com resultados expressivos

Desde a inauguração, o hospital realizou mais de 295 mil atendimentos e cerca de 249 mil exames. A área de oftalmologia tem sido a mais procurada: das 47 mil consultas com especialistas, 14.800 foram com foco na visão, e das 3 mil cirurgias realizadas, mais de 2 mil foram oftalmológicas — 71% do total.

Com a criação da Ótica Pública, o acesso a óculos de grau também se democratizou. Em 12 meses, mais de 18.770 unidades foram entregues gratuitamente à população.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos durante esse ano no primeiro hospital público municipal da cidade, que está transformando a vida de pessoas que esperavam há algum tempo para fazerem exames ou cirurgias. Seguimos trabalhando para ampliar ainda mais os serviços e cuidados com a saúde para a população”, afirma o secretário Almir Gentil.

A UPA Sul foi responsável por mais de 182 mil atendimentos de urgência e emergência, enquanto o CAPS contabilizou cerca de 15.600 acompanhamentos em saúde mental. Já o Espaço Acolher Floripa prestou 2 mil atendimentos a mulheres e seus filhos em situação de violência, unindo assistência médica e suporte à segurança pública.

O impacto na fila de espera é notável: houve redução de 99% nos pedidos de raio-x adulto. Também caíram as esperas por exames laboratoriais (72%), ortopedia (62%), endoscopia (47%), dermatologia (32%), geriatria (25%) e neurologia adulto (15%).

O projeto do MultiHospital também chamou atenção fora do Brasil. Em janeiro deste ano, foi finalista do MIPIM Awards 2025, um dos prêmios mais importantes do setor imobiliário internacional.

Indicado na categoria Melhor Projeto de Conversão, por transformar o antigo aeroporto em um moderno centro de saúde, o hospital concorreu com projetos da Alemanha, Estados Unidos e Bélgica.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.