Mulher descobre tumor gigante de 46kg após cirurgia
Cinco anos nesta condição, paciente acreditava que estava apenas engordando
• Atualizado
Uma paciente, de 45 anos, surpreendeu os médicos do Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, no Rio de Janeiro. Ela deu entrada nesta segunda-feira (29) com quadro de falta de ar e anemia grave. Internada, realizou uma tomografia que identificou um tumor gigante no abdome.
A mulher foi levada para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) para ser compensada com uso de drogas vasoativas ou suporte cardiovascular, adequação circulatória e realizar uma transfusão de sangue.
Segundo o médico cirurgião geral, Gláucio Boechat, devido à gravidade do quadro e a falta de ar cada vez maior, a equipe optou pela cirurgia, que aconteceu na quarta-feira (31), sem tempo para preparação prévia. “A operação era de altíssimo risco devido ao tamanho do tumor e das condições da paciente”, disse Boechat. A mulher tem 1,45 metros e pesava em torno de 150 kg.
Para realizar o procedimento, a equipe médica foi composta por três anestesistas, Dr. Gláucio como cirurgião, dois residentes de cirurgia e quatro auxiliares de enfermagem, que enfrentaram um grande desafio: a retirada de um tumor de 46kg. “Tenho 22 anos de formado. Foi o maior tumor que já vi, não apenas que operei. Foi um grande desafio que envolveu várias equipes”, ressaltou o médico.
A paciente não sabia que estava com o tumor, e, espantada, disse ao hospital que conviveu cinco anos nesta condição. De acordo com o cirurgião, ela acreditava que estava apenas engordando e só procurou atendimento hospitalar quando começou a apresentar falta de ar.
Ainda no CTI, a paciente está evoluindo bem. Ela respira sem a ajuda de aparelhos, está conversando e se alimentando normalmente.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO