Morre uma das gêmeas siamesas separadas em cirurgia
A irmã, Aruna, segue internada em estado grave
• Atualizado
Kiraz, uma das gêmeas siamesas que passaram por uma cirurgia delicada de separação em Goiás, morreu na manhã desta terça-feira (20), segundo confirmação do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia. A irmã, Aruna, segue internada em estado grave.
Leia Mais
Gêmeas siamesas passaram por cirurgia de separação
Com apenas 1 ano e seis meses, Kiraz não resistiu às complicações do pós-operatório. Ela e a irmã nasceram unidas pelo tórax, abdômen e bacia. A cirurgia, realizada na última semana, durou 19 horas e mobilizou mais de 60 profissionais de saúde, em um dos procedimentos mais complexos já realizados no hospital.
“Apesar de todos os esforços clínicos e da dedicação da equipe assistencial, a paciente foi a óbito na manhã desta terça-feira (20), às 11h30”, informou o Hecad em nota oficial.
Logo após a separação, as duas meninas apresentaram febre alta e precisaram ser entubadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O protocolo de morte encefálica de Kiraz foi iniciado na segunda-feira (19) e concluído nesta terça.
Aruna segue sob sedação contínua, em ventilação mecânica, com quadro considerado grave, mas estável para o momento pós-cirúrgico. Segundo a Secretaria de Saúde de Goiás, a evolução é “esperada para a fase atual do pós-operatório”.
A cirurgia das gêmeas foi fruto de meses de preparação e atenção intensa da equipe médica. Mesmo com todos os recursos e dedicação, a complexidade do caso impôs desafios desde o início.
*As informações são do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO