Saúde Compartilhar
Atenção

Medicamento para Alzheimer grave passa a ser oferecido pelo SUS

Até então, o medicamento era oferecido apenas a pessoas com sintomas leves ou moderados da doença

• Atualizado

Redação

Por Redação

Medicamento para Alzheimer grave passa a ser oferecido pelo SUS | Foto: Reprodução/SBT News
Medicamento para Alzheimer grave passa a ser oferecido pelo SUS | Foto: Reprodução/SBT News

O Ministério da Saúde autorizou a ampliação do uso da donepezila para tratar pacientes com Alzheimer em estágio grave. A medida foi publicada nesta quinta-feira (15) no Diário Oficial da União e passa a integrar as diretrizes terapêuticas do Sistema Único de Saúde (SUS). Até então, o medicamento era oferecido apenas a pessoas com sintomas leves ou moderados da doença.

A proposta de ampliação partiu da própria pasta, durante a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da doença. Estudos apontaram benefícios na continuidade do tratamento com donepezila em fases mais avançadas, com possibilidade de retardar a evolução da perda cognitiva e adiar a internação de pacientes em casas de repouso, por exemplo.

A expectativa é de que 10 mil brasileiros sejam beneficiados no primeiro ano da nova oferta, que começa a valer em 180 dias, ou seja, em quase 6 meses.

De acordo com o Ministério, o paciente poderá usar a donepezila de forma exclusiva ou combinar o uso com a memantina, outro medicamento que retarda o avanço do Alzheimer, também disponível no SUS. O estudo realizado pelo órgão aponta que o uso contínuo das medicações amenizaram os sintomas da doença e conseguiram preservar a qualidade de vida e autonomia dos pacientes.

O atendimento a pessoas com Alzheimer no SUS inclui acompanhamento multidisciplinar em centros especializados, apoio domiciliar pelo programa Melhor em Casa e acesso a outras medicações como rivastigmina e galantamina. As diretrizes também recomendam o uso de terapias complementares e suporte psicossocial.

*Com informações do SBT News.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.