Saúde Compartilhar
Doenças

Junho Laranja reforça conscientização sobre leucemia e anemia

Segundo estimativas do INCA, Santa Catarina deve registrar 760 novos casos de leucemia até o fim de 2025

• Atualizado

Redação

Por Redação

Junho Laranja reforça conscientização sobre leucemia e anemia | Foto: Divulgação
Junho Laranja reforça conscientização sobre leucemia e anemia | Foto: Divulgação

Durante o Junho Laranja, mês de conscientização sobre leucemia e anemia – duas doenças que afetam o sangue – , a unidade do Governo do Estado, o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) destaca a importância da informação, do diagnóstico precoce e da solidariedade no enfrentamento dessas condições de saúde.

Santa Catarina possui uma rede de saúde pública estruturada para atender esses pacientes desde a Atenção Primária até o atendimento especializado oncológico em todo o território catarinense.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Santa Catarina deve registrar 760 novos casos de leucemia até o fim de 2025, sendo 50 apenas na capital, Florianópolis. A leucemia está entre os dez tipos de câncer mais frequentes no país e atinge principalmente os glóbulos brancos, células responsáveis pela defesa do organismo.

No Cepon, entre janeiro e maio de 2025, 150 pacientes foram atendidos com diagnóstico de leucemia — sendo 19 deles em primeira consulta. O tratamento é definido conforme o subtipo da doença e pode incluir quimioterapia, radioterapia, terapias-alvo, imunoterapia e transplante de medula óssea.

Em 2024, a Unidade de Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas (TCTH) da instituição realizou 119 transplantes, consolidando sua posição como referência nacional em procedimentos autólogos e alogênicos.

O diretor-geral do Cepon, Dr. Marcelo Zanchet, reforça a importância da atenção aos sinais da leucemia e da realização de exames de rotina. “O diagnóstico pode ser feito por exames simples, como o hemograma, ou mais específicos, como o mielograma. Muitas vezes, a doença não apresenta sintomas iniciais, por isso o acompanhamento médico é fundamental”, alerta.

Os sintomas da leucemia variam, mas incluem febre persistente, infecções recorrentes, fadiga extrema, emagrecimento sem causa aparente, sangramentos, hematomas, dores ósseas, entre outros.

O Cepon é uma unidade pública da Secretaria de Estado da Saúde (SES), administrada pela Fahece. É referência nacional no tratamento de câncer e Centro de Referência da OMS para Medicina Paliativa no Brasil.

O Cepon atua na qualificação do atendimento oncológico e oncohematológico, além dos cuidados paliativos aos pacientes da região e de Santa Catarina.

Anemia pode ser um alerta

A anemia é uma condição clínica caracterizada pela redução de glóbulos vermelhos ou de hemoglobina no sangue, o que compromete o transporte de oxigênio pelo corpo.

As causas podem incluir deficiência de ferro ou vitamina B12, doenças crônicas, condições genéticas ou até mesmo ser um sinal de doenças mais graves, como a própria leucemia.

Entre os principais sintomas da anemia estão a palidez, fadiga, tontura, fraqueza e falta de ar. Nessas situações é importante buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde, para ser viabilizado o diagnóstico, por meio de exame de sangue.

A anemia precisa ser investigada para que sua origem seja identificada e o tratamento adequado seja iniciado. 

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.