Saúde Compartilhar
Biofábrica e Engajamento

Joinville avança em fase de engajamento com Método Wolbachia

Ações de engajamento com a comunidade estão previstas para acontecer até agosto

• Atualizado

Sarah Falcão

Por Sarah Falcão

Foto: divulgação/Prefeitura de Joinville
Foto: divulgação/Prefeitura de Joinville

Joinville está finalizando uma etapa essencial do Método Wolbachia antes da soltura dos mosquitos que vão ajudar a diminuir a dengue na cidade, fase prevista para iniciar no segundo semestre deste ano. Nos próximos dias, as ações de engajamento ocorrem com públicos estratégicos da cidade.

Desde abril, a equipe responsável pela implementação do método faz palestras e diversas outras atividades de mobilização social. O grupo é composto por profissionais da World Mosquito Program (WMP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Prefeitura de Joinville.

Até o fim deste mês serão realizados os encontros com times prioritários. Na próxima sexta-feira (21), haverá um encontro online com mais de 120 pessoas das equipes dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Já na terça-feira (25), ocorrerá uma palestra na Companhia Águas de Joinville (CAJ).

método Wolbachia em Joinville
Foto: divulgação/Prefeitura de Joinville

Além disso, outras ações de engajamento com a comunidade estão previstas para acontecer até agosto.

“A etapa de engajamento contribui para um melhor desempenho do projeto. Por isso, além das ações em diferentes locais da cidade, também contamos com os nossos canais digitais, como o perfil no Instagram @wmpbrasil, onde é possível tirar dúvidas”, explica o líder de operações da WMP Brasil, Gabriel Sylvestre.

Operações da biofábrica

Ainda no mês de julho está previsto o início das operações da biofábrica, com reuniões e capacitações com os envolvidos na operação. A biofábrica fica localizada no bairro Morro do Meio e está em fase final de obras.

“As interações com a comunidade são importantes para explicar o funcionamento do método e suas particularidades. O Wolbachia vem para somar na nossa luta contra a dengue, mas todos vamos continuar precisando fazer a nossa parte, principalmente eliminando focos do mosquito”, destaca a secretária de saúde Tânia Eberhardt.

Você sabe o que é o Método Wolbachia?

De acordo com o Ministério da Saúde, a Wolbachia é uma bactéria presente em cerca de 60% dos insetos, inclusive em alguns mosquitos. No entanto, não é encontrada naturalmente no Aedes aegypti.

Quando presente neste mosquito, a bactéria impede que os vírus da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela se desenvolvam dentro dele, contribuindo para redução das doenças.

O método funciona assim: mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia são liberados para que se reproduzam com os Aedes aegypti locais estabelecendo, aos poucos, uma nova população dos mosquitos, todos com Wolbachia.

Com o tempo, a porcentagem de mosquitos que carregam a Wolbachia aumenta, até que permaneça estável, sem a necessidade de novas liberações. Este efeito torna o método autossustentável e uma intervenção acessível a longo prazo.

Estagiária com supervisão de Mariana Pedrozo

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.