Itajaí intensifica ações de combate à dengue e reforça atendimento à população
Desde o final de 2023 até abril de 2024, Itajaí notificou mais de 40 mil casos suspeitos de dengue
• Atualizado
Para enfrentar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e o aumento dos casos de dengue, o Município de Itajaí está desenvolvendo uma série de atividades em várias frentes. Uma das iniciativas mais significativas é a implantação da Vila da Saúde pela Secretaria Municipal de Saúde, inaugurada em março deste ano.
Localizada no estacionamento do Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente, a Vila da Saúde funciona 24 horas por dia, oferecendo um atendimento eficaz aos pacientes. Em apenas 52 dias de operação, a estrutura já realizou mais de 25 mil atendimentos a pessoas com sintomas da doença, alcançando uma média de 485 atendimentos por dia.
Com uma área de 3 mil metros quadrados, a Vila da Saúde conta com 10 consultórios médicos, 52 pontos de hidratação, consultórios de enfermagem, banheiros e recepção, além de salas de triagem e coleta de exames de dengue.
Unidades de Pronto Atendimento
Além da Vila da Saúde, os moradores de Itajaí podem buscar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do CIS e do bairro Cordeiros, que atendem casos de emergência 24 horas por dia. Para casos leves, há a opção de procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, com 32 unidades disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com exceção da UBS Santa Regina, que funciona das 7h às 22h.
As UBS adotaram o sistema de atendimento por demanda livre durante a epidemia de dengue, facilitando o acesso da população ao tratamento. As agendas são reservadas exclusivamente para pacientes prioritários, como idosos, gestantes, obesos, portadores de doenças crônicas, pré-natal e consultas de puericultura.
Mutirões de limpeza
Além dos serviços de saúde, medidas de conscientização e mobilização estão sendo intensificadas. Mutirões de limpeza foram realizados em mais de 300 ruas, com mais de 900 voluntários, enquanto toneladas de lixo foram recolhidas pela Secretaria de Obras. A Campanha de Recolhimento de Pneus arrecadou mais de 700 pneus em pouco mais de um mês, visando reduzir os criadouros do mosquito Aedes aegypti.
A Secretaria de Saúde também realizou o ingresso forçado em quatro residências, recolhendo entulhos e depósitos com risco para dengue. Essa ação acontece quando são esgotadas todas as tentativas de contato com os proprietários dos imóveis.
Central de Monitoramento da dengue
A Central de Monitoramento de pacientes com dengue já atendeu aproximadamente 12 mil pessoas. Uma equipe de enfermagem monitora por telefone os pacientes com diagnóstico confirmado da doença, prevenindo o agravamento dos casos e prestando as orientações necessárias.
Os agentes de combate a endemias realizaram quase 70 mil visitas em casas e comércios para eliminar criadouros do Aedes aegypti. A aplicação de inseticida UBV em áreas com casos confirmados da doença também está em curso, com mais de 300 aplicações já realizadas.
Emerson Duarte, secretário de Saúde de Itajaí, ressalta a importância do envolvimento de todos no combate à dengue e reforça a necessidade de adotar medidas preventivas. Desde o final de 2023 até abril de 2024, Itajaí notificou mais de 40 mil casos suspeitos de dengue, com 9.704 casos confirmados e 27 mortes em decorrência da doença. Os bairros mais afetados incluem Cordeiros/Murta, São Vicente, Cidade Nova, Espinheiros e Fazenda.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO