Saúde Compartilhar
Especial

Itajaí intensifica ações de combate à dengue e reforça atendimento à população

Desde o final de 2023 até abril de 2024, Itajaí notificou mais de 40 mil casos suspeitos de dengue

• Atualizado

Redação

Por Redação

Ações contra a dengue são intensificadas. Prefeitura de Itajaí, Divulgação
Ações contra a dengue são intensificadas. Prefeitura de Itajaí, Divulgação

Para enfrentar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e o aumento dos casos de dengue, o Município de Itajaí está desenvolvendo uma série de atividades em várias frentes. Uma das iniciativas mais significativas é a implantação da Vila da Saúde pela Secretaria Municipal de Saúde, inaugurada em março deste ano.

Localizada no estacionamento do Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente, a Vila da Saúde funciona 24 horas por dia, oferecendo um atendimento eficaz aos pacientes. Em apenas 52 dias de operação, a estrutura já realizou mais de 25 mil atendimentos a pessoas com sintomas da doença, alcançando uma média de 485 atendimentos por dia.

Com uma área de 3 mil metros quadrados, a Vila da Saúde conta com 10 consultórios médicos, 52 pontos de hidratação, consultórios de enfermagem, banheiros e recepção, além de salas de triagem e coleta de exames de dengue.

Unidades de Pronto Atendimento

Além da Vila da Saúde, os moradores de Itajaí podem buscar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do CIS e do bairro Cordeiros, que atendem casos de emergência 24 horas por dia. Para casos leves, há a opção de procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, com 32 unidades disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com exceção da UBS Santa Regina, que funciona das 7h às 22h.

As UBS adotaram o sistema de atendimento por demanda livre durante a epidemia de dengue, facilitando o acesso da população ao tratamento. As agendas são reservadas exclusivamente para pacientes prioritários, como idosos, gestantes, obesos, portadores de doenças crônicas, pré-natal e consultas de puericultura.

Mutirões de limpeza

Além dos serviços de saúde, medidas de conscientização e mobilização estão sendo intensificadas. Mutirões de limpeza foram realizados em mais de 300 ruas, com mais de 900 voluntários, enquanto toneladas de lixo foram recolhidas pela Secretaria de Obras. A Campanha de Recolhimento de Pneus arrecadou mais de 700 pneus em pouco mais de um mês, visando reduzir os criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A Secretaria de Saúde também realizou o ingresso forçado em quatro residências, recolhendo entulhos e depósitos com risco para dengue. Essa ação acontece quando são esgotadas todas as tentativas de contato com os proprietários dos imóveis.

Central de Monitoramento da dengue

Itajaí intensifica ações de combate à dengue e reforça atendimento à população
Central de monitoramento. Prefeitura de Itajaí, Divulgação

A Central de Monitoramento de pacientes com dengue já atendeu aproximadamente 12 mil pessoas. Uma equipe de enfermagem monitora por telefone os pacientes com diagnóstico confirmado da doença, prevenindo o agravamento dos casos e prestando as orientações necessárias.

Os agentes de combate a endemias realizaram quase 70 mil visitas em casas e comércios para eliminar criadouros do Aedes aegypti. A aplicação de inseticida UBV em áreas com casos confirmados da doença também está em curso, com mais de 300 aplicações já realizadas.

Emerson Duarte, secretário de Saúde de Itajaí, ressalta a importância do envolvimento de todos no combate à dengue e reforça a necessidade de adotar medidas preventivas. Desde o final de 2023 até abril de 2024, Itajaí notificou mais de 40 mil casos suspeitos de dengue, com 9.704 casos confirmados e 27 mortes em decorrência da doença. Os bairros mais afetados incluem Cordeiros/Murta, São Vicente, Cidade Nova, Espinheiros e Fazenda.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.