Itajaí cria central para monitorar casos de dengue
Atualmente, 344 pacientes são monitorados pelo serviço no município
• Atualizado
A Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí implementou uma central de monitoramento de casos de dengue. O atendimento ocorre em tempo real e de forma remota para auxiliar o sistema de saúde, além de prevenir o agravamento da doença nos pacientes positivos. O serviço iniciou na segunda-feira (15/5) e atende a população do município diariamente, das 7h às 19h.
O acompanhamento é realizado por meio de ligação de telefônica. Ao todo, são quatro profissionais da saúde que efetuam o atendimento aos pacientes de Itajaí que positivaram para dengue. No contato, são repassadas orientações, sinais de alerta e sinais de agravamento da doença, além de destacar a importância do controle de pressão arterial e de temperatura diariamente na unidade de saúde do bairro.
Leia Mais
O serviço ainda monitora os pacientes internados e pós alta do Hospital Marieta Konder Bornhausen. “O serviço é muito importante para agilizarmos o atendimento em casos graves e auxiliarmos no combate à dengue no município. Apesar de estarmos realizando esse atendimento remoto, os pacientes precisam buscar a unidade de saúde caso tenham os sinais de alerta de agravamento da doença”, comenta a coordenadora da central de monitoramento da dengue, a enfermeira Kelly Mara Oemming.
Pacientes leves recebem ao menos quatro ligações da central, no primeiro dia após ser positivado, no terceiro, no sexto e no oitavo dia de monitoramento. Caso apresente melhora dos sintomas, ele recebe alta dos profissionais. Já os casos em que o paciente apresenta sinais de alerta, como dor abdominal, manchas no corpo, vômito persistente, diarreia, sangramento nasal, gengival, entre outros, ele é referenciado para a unidade básica de saúde ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro Integrado de Saúde (CIS).
A central de monitoramento acompanha atualmente 344 pacientes com dengue, além de 27 que permaneceram observação/internação no Hospital Marieta.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO