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Investigações

Autoridades investigam morte de bebê em Itapoá; família alega negligência médica

Preocupada, a mãe do menino procurou a unidade de pronto atendimento de Itapoá e lá foi informada que a criança tinha apenas infecção de garganta

• Atualizado

Renato Santos

Por Renato Santos

Foto: cedido
Foto: cedido

O menino Theo, de oito meses de idade, faleceu nesta segunda-feira (1º) no Hospital Infantil de Joinville, Norte de Santa Catarina. De acordo com informações repassadas pela avó do menino Theo, que foi inicialmente atendido em Itapoá, houve erro médico na conduta de atendimento da criança, que apresentou os primeiros sintomas de febre na última quarta-feira (27).

Preocupada, a mãe do menino procurou a unidade de pronto atendimento de Itapoá e lá foi informada que a criança tinha infecção de garganta. A criança foi liberada para ir para casa.

Um dia depois, a criança apresentou piora no quadro de saúde e teve febre acima de 40 graus, segundo a avó. Novamente a mãe do bebê procurou a unidade de saúde na tentativa de descobrir o que estava acontecendo, mas ao ser atendida novamente foi informada de que o menino tinha uma leve infecção de garganta e que depois de ser medicado ficaria bom. A avó disse que a criança retornou novamente para casa.

Tentativas de atendimento com a criança

A avó relatou que no último final de semana Theo apresentou piora e novamente a família procurou auxilio médico na Unidade de Saúde onde já tinha sido atendido anteriormente. Chegando lá a mãe novamente foi informada de que não deveria se preocupar pois a criança estava bem. A mãe do bebê insistiu para ele ser levado para o Hospital Infantil de Joinville e então a criança foi encaminhada já em estado debilitado e com várias manchas pelo corpo.

Só ao chegar em Joinville que a família teve um diagnóstico mais preciso do estado de saúde de Theo. De acordo com a avó, a equipe médica disse que a criança foi diagnosticada com pneumonia, infecção generalizada e parada dos órgãos.

O que diz a prefeitura de Itapoá

A prefeitura de Itapoá, no Litoral Norte de Santa Catarina, divulgou uma nota lamentando profundamente o falecimento do menino Theo.

A nota ainda afirma que a prefeitura iniciou uma “rigorosa apuração sobre as razões que levaram ao falecimento do bebê” e que “o que está ao alcance da atual administração já foi prontamente realizado, incluindo o repasse financeiro para o quarto médico, visando com isso, melhorar e agilizar o atendimento aos usuários SUS”.

Confira a nota da prefeitura na íntegra

A Prefeitura de Itapoá lamenta profundamente e se solidariza com os familiares do pequeno Théo neste momento de profunda dor.

A Prefeitura informa à população que iniciou, na manhã desta terça-feira (02) uma rigorosa apuração sobre as razões que levaram ao falecimento do bebê.

Diante da situação e da gravidade dos fatos, ainda que, por enquanto, tenha sido divulgado apenas nas redes sociais e não de forma oficial ao Município, foi determinada a apuração rigorosa do caso.

Para garantir a transparência e exatidão na análise, a averiguação técnica será feita em conjunto com o governo do Estado de Santa Catarina. Neste momento e até a emissão do parecer oficial da Epidemiologia do Estado, é fundamental que a imprensa e representantes públicos tenham cautela e responsabilidade. Qualquer pronunciamento ou reações precipitadas podem ser interpretadas como uma tentativa de politizar um assunto tão delicado que exige uma análise cuidadosa, técnica e imparcial por parte das autoridades competentes.

Importante frisar que a gestão da UPA pertence à empresa MAHATMA GANDHI, vencedora do processo de chamamento público da terceirização realizado em 2012/2023, não sendo permitido a ingerência da administração pública.

O que está ao alcance da atual administração já foi prontamente realizado, incluindo o repasse financeiro para o quarto médico, visando com isso, melhorar e agilizar o atendimento aos usuários SUS. Infelizmente a demora não se limita apenas à cidade de Itapoá. O estado de Santa Catarina encontra-se em situação de emergência devido ao aumento expressivo dos casos de dengue. A empresa terceirizada Mahatma Gandhi já foi advertida pela Secretaria Municipal de Saúde para que promova medidas drásticas que garantam a eficiência e qualidade dos serviços prestados na Unidade.

A Prefeitura reforça publicamente o seu compromisso em trabalhar constante e incansavelmente para oferecer serviços de saúde de qualidade e não medirá esforços, inclusive jurídicos, para garantir o cumprimento do atual contrato de gestão na sua integralidade, sob pena de medidas mais drásticas.

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