Inverno torna mais frequente doenças respiratórias; veja como se prevenir
Entre as doenças mais comuns nesta época do ano estão o resfriado, gripe, pneumonia, asma, rinite, sinusite e otite
• Atualizado
Com a chegada do inverno e as baixas temperaturas, as doenças respiratórias se tornam mais frequentes, causando preocupações na população quanto à saúde. Segundo a Diretora Técnica do Imperial Hospital de Caridade, Renata Bolan, isso ocorre porque o tempo seco e a instabilidade climática acabam favorecendo a disseminação de doenças virais e o desencadeamento das crises alérgicas.
Entre as doenças mais comuns nesta época do ano estão o resfriado; Gripe; Pneumonia; Asma; Rinite; Sinusite; Otite. A transmissão costuma acontecer por conta da permanência nesta época do ano em ambientes fechados e aglomerados, e com pouca ventilação, propícios para o desenvolvimento das doenças respiratórias.
Leia Mais
De acordo com a Dra. Renata Bolan, algumas maneiras de se prevenir é evitar ambientes fechados e aglomerados durante a estação fria, beber bastante água, fazer lavagem nasal com soro fisiológico, e utilizar máscaras de proteção quando estiverem em lugares fechados e com pouca ventilação. “A lavagem pode ser realizada várias vezes ao dia, sem contraindicação. Também costumo indicar aos pacientes que façam repouso, imprescindível para a recuperação de doenças respiratórias”, conclui.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO