Saúde Compartilhar
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Inteligência artificial a serviço da saúde em Florianópolis

O caso foi de uma senhora com desgaste da articulação.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Inteligência artificial a serviço da saúde em Florianópolis | Foto: Hospital Baía Sul
Inteligência artificial a serviço da saúde em Florianópolis | Foto: Hospital Baía Sul

O Hospital Baía Sul, em Florianópolis, realizou em agosto uma cirurgia de prótese no joelho com a utilização de software de inteligência artificial e tomografia computadorizada com reconstrução em 3D. O responsável pelo procedimento foi o médico ortopedista do hospital e chefe do departamento médico do Avaí, Luis Fernando Funchal.

O caso é de uma senhora idosa, com o típico problema de desgaste da articulação. Este tipo de cirurgia é considerada após se o avaliar o grau de desgaste, desconforto, e falta de sucesso em tratamentos clínicos tradicionais e fisioterápicos da paciente.

“Nestes episódios, acaba-se por fazer o procedimento de substituição da articulação, conhecida como artroplastia. Existem as modalidades convencionais, normalmente realizadas, mas esta que realizamos é inovadora, ofertando possibilidades de melhores resultados e recuperação mais rápida”, explica o médico.

O software MyKnee, da empresa suíça Medacta, é um bloco de corte específico, feito para corresponder exatamente ao planejamento pré-operatório do cirurgião, com base na anatomia individual do paciente em seu eixo mecânico, permitindo um posicionamento preciso dos implantes.

“Quando operamos uma cirurgia de prótese, são necessários alguns cortes através de guias, para que haja maior precisão na hora de adaptá-la. Neste caso, o software com o uso de inteligência artificial contribuiu para a exatidão do corte”, afirma o Dr. Funchal.

Ainda de acordo com o ortopedista, estas guias de corte são descartáveis e customizadas para cada paciente. “Ela é customizada através de um exame de tomografia computadorizada com reconstrução em 3D, alinhando o quadril, joelho e tornozelo. Assim, o software consegue calcular o melhor alinhamento e posicionamento da prótese para cada caso específico, de forma customizada”, complementa.

Entre os principais benefícios está a não agressão ao canal intramedular; Até 60% de redução das etapas cirúrgicas para ressecção óssea e tempo relacionado; Até 66% de redução de tempo e custo em procedimentos de lavagem, montagem e esterilização; e Planejamento web interativo em 3D.

É muito importante frisar que a cirurgia realizada pelo Hospital Baía Sul não está indicada em qualquer caso ou problema de desgaste articular. Sendo fundamental uma avaliação especializada para uma adequada indicação.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.