Iniciativa pioneira foca na saúde mental e realiza ação com jovens em Palmeira
Primeiro trabalho foi realizado com alunos de 12 a 15 anos
• Atualizado
Promover os cuidados com a saúde mental antes que o adolescente apresente sintomas de transtornos ou adoecimento mental. Foi com este objetivo que a Secretaria Municipal de Saúde realizou, na última sexta-feira (28), a partir de uma iniciativa pioneira, a primeira de uma série de ações com foco na saúde mental de jovens. O público-alvo, nesta primeira ação, foram alunos de 12 a 15 anos da Escola Estadual Básica Antonieta Silveira.
A ação, que durou toda a tarde, foi realizada no Complexo Educacional Jussara Rodrigues da Cruz e contou com cinco oficinas, ministradas por especialistas das áreas de nutrição, odontologia, enfermagem, psicologia e farmácia, todas com foco na saúde mental dos alunos.
A nutricionista trabalhou a imagem pessoal e alimentação saudável, os odontólogos falaram sobre arcada dentária, avaliando cada aluno. Enquanto isso, a farmacêutica falou sobre o uso racional de medicamentos, a equipe de enfermagem falou sobre mitos e verdades sobre saúde mental e o psicólogo conduziu testes onde os jovens puderam conhecer mais de si.
“Achei bem interessante. A gente aprendeu várias coisas. Todos foram muito educados, explicaram muito bem. Foi uma ótima instrução deles. Eu amei”, comentou a estudante Graziele Gonçalves de Souza, 14 anos, aluna do 8º ano da unidade.
Leia Mais
“Saúde mental é uma das principais demandas atuais”, diz prefeita
Desde a pandemia da Covid-19, a saúde mental é tema recorrente sobre as necessidades de intervenção e prevenção na área da saúde. E a iniciativa da secretaria municipal de saúde surgiu a partir da observação da equipe, nos atendimentos envolvendo crianças e adolescentes.
A enfermeira Tatiane Moreira, que atua há 8 anos em Palmeira, uma das idealizadoras do projeto, destacou a motivação para dar início à ação. “Foi a realização de um projeto pessoal. Já faz um tempo que senti essa necessidade, por atendermos alguns adolescentes com risco de suicídio. Levei para a secretária a necessidade de fazer algo para esse público, realizamos as reuniões, o pessoal abraçou a causa e a ação superou todas as nossas expectativas. A sensação é de dever cumprido”, comemorou.
A prefeita Fernanda Cordova, que participou de parte das atividades, destacou a importância desse olhar mais atento aos jovens e adolescentes.
“Nós sempre falamos que nossas crianças, jovens e adolescentes são nosso futuro. Porém, mais do que isso, precisamos agir pensando nisso, e fiquei muito feliz de ver cada um deles se envolvendo, tirando dúvidas e podendo, já cedo, se informarem para poderem cuidar de sua saúde mental”, comemorou.
Para a Secretária Municipal de Saúde, Ritchelly Cardoso, o formato da ação contribuiu para envolver melhor os adolescentes. “Foi uma atividade bem lúdica, onde os adolescentes puderam interagir entre si, e com a equipe, e eles gostaram, se sentiram à vontade para expor suas dúvidas e suas opiniões sobre cada tema”, avaliou, adiantando que mais ações deste tipo serão realizadas.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO