Saúde Compartilhar
PROIBIDO PELA ANVISA

Hospital usa furadeira doméstica em cirurgias ortopédicas

Os equipamentos, que deveriam ser de uso hospitalar, aparecem com fios desencapados e manchas de sangue

• Atualizado

Redação

Por Redação

Hospital usava furadeira durante cirurgias. – Foto: SBT News/Reprodução
Hospital usava furadeira durante cirurgias. – Foto: SBT News/Reprodução

Imagens registradas no Hospital Nossa Senhora do Pari, no centro de São Paulo, mostram médicos utilizando furadeiras domésticas em cirurgias ortopédicas. Os equipamentos, que deveriam ser de uso hospitalar, aparecem com fios desencapados e manchas de sangue. A prática, proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2008, representa risco à saúde.

O caso está sob investigação do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), que informou ter acionado o departamento de fiscalização. “As apurações correm em sigilo determinado por lei”, declarou o órgão em nota.

A Secretaria Estadual de Saúde esclareceu que o hospital é uma unidade filantrópica e tem autonomia administrativa, estando sob gestão municipal.

Já a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que a fiscalização sanitária da unidade é responsabilidade do Estado. Segundo a pasta, o hospital possui licença sanitária válida até abril de 2025.

A direção do Hospital Nossa Senhora do Pari disse estar avaliando o caso com o departamento jurídico e prometeu um pronunciamento oficial em breve. Enquanto isso, o uso de equipamentos inadequados na unidade levanta preocupações sobre a segurança dos pacientes e a fiscalização em instituições de saúde.

*As informações são do SBT News.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.