Saúde Compartilhar
Setembro Dourado

Hospital em SC atende pacientes em ação para diagnóstico precoce de câncer ocular

Os atendimentos na unidade do Governo do Estado fazem parte do Setembro Dourado, mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil

• Atualizado

Redação

Por Redação

Hospital Infantil Joana de Gusmão atende pacientes em ação para diagnóstico precoce de câncer ocular | Foto: Divulgação/SES
Hospital Infantil Joana de Gusmão atende pacientes em ação para diagnóstico precoce de câncer ocular | Foto: Divulgação/SES

O Hospital Infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis, atendeu cerca de 30 pacientes, de 0 a 5 anos de idade, que aguardavam por consultas oftalmológicas no Sistema de Regulação (Sisreg), no sábado (13).

A ação teve por objetivo dar agilidade no diagnóstico precoce do retinoblastoma – câncer ocular mais comum na infância – e, se necessário, o encaminhamento imediato para tratamento especializado.

Os atendimentos na unidade do Governo do Estado fazem parte do Setembro Dourado, mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil.

“O principal câncer dentro do olhinho da criança é o retinoblastoma. É importante os pais ficarem atentos se a criança não é estrábica e de repente fica; se tem diminuição da visão; quando tiramos fotografia com flash, se o olhinho fica vermelho na foto é normal, já quando fica branquinho, é um sinal que algo está errado com a visão da criança. Por isso, é importante que toda criança, desde o primeiro ano de vida, faça a avaliação com o oftalmologista, visando o diagnóstico precoce. Desta forma, praticamente mais de 90% dos casos têm chance de cura, muitas vezes com a preservação da visão”, alerta a Dra. Denise Bousfield da Silva, hematologista e oncologista pediátrica, que já atuou no HIJG e participou da ação no sábado.

A iniciativa integra a Campanha Nacional “De Olho nos Olhinhos”, reforçando que olhar nos olhos dos pequenos é também um ato de cuidado e prevenção.

  • Hospital em SC atende pacientes em ação para diagnóstico precoce de câncer ocular

O foco é a detecção precoce do retinoblastoma, um tipo raro e grave de câncer ocular que afeta, principalmente, crianças pequenas. A ação ocorre em diversos estados do país e é coordenada por sociedades médicas, instituições de saúde e hospitais de referência.

O retinoblastoma é um tumor maligno que se desenvolve na retina, parte interna do olho, e pode atingir um ou ambos os olhos.

Um dos sinais mais comuns é a presença de um reflexo branco na pupila (leucocoria), que pode ser percebido em fotos com flash ou observado pelos pais. Outro sintoma pode ser o estrabismo (desvio ocular).

Quando diagnosticado precocemente, o retinoblastoma tem até 90% de chance de cura, muitas vezes com a preservação da visão. Já em casos em que o diagnóstico ocorre de forma tardia, há risco elevado de cegueira e até morte, uma vez que o tumor pode se espalhar para outras partes do corpo.

“E no mês de setembro, a gente também alerta para outros tipos de câncer nas crianças. Sempre que elas apresentam sangramento que nunca tiveram antes, ficam muito branquinha, têm dor na perna, começa com ínguas no pescoço que vai aumentando e não diminui, se é pequenininha e começa aparecer pelinhos que não é normal, são também sinais de sintomas de alerta para outros tipos de câncer”, explica a Dra. Denise Bousfield.

No sábado (13), o Hospital Infantil Joana de Gusmão também contou com a participação de grupos voluntários que levaram alegria e diversão aos pacientes e seus familiares.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.