Hospital de Xanxerê amplia realização de estudos eletrofisiológicos
O procedimento é essencial para diagnóstico e tratamento de arritmias cardíacas
• Atualizado
O Hospital Regional São Paulo (HRSP) em Xanxerê, referência em alta complexidade de cardiologia, alcançou um marco importante no mês de agosto: a ampliação de estudos eletrofisiológicos, procedimento essencial para o diagnóstico e tratamento de arritmias cardíacas.
Leia Mais
A unidade, que normalmente atende cerca de 21 pacientes por mês, registrou aproximadamente 30 procedimentos no período, refletindo o aumento da demanda e a capacidade do hospital em atender a população catarinense.
De acordo com Eveline Geller, Coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do hospital, os estudos eletrofisiológicos, majoritariamente eletivos, têm como objetivo identificar e tratar distúrbios elétricos do coração.
“Esse aumento significativo no número de procedimentos é um reflexo direto do compromisso do HRSP com a saúde dos pacientes e a capacidade da instituição de expandir sua atuação conforme a demanda”, destaca.
O Dr. Guilherme Mores, médico residente em Cardiologia no HRSP, explica que o estudo eletrofisiológico é realizado com o uso de cateteres que mapeiam as áreas do coração responsáveis pela arritmia.
“Após identificarmos o tipo de arritmia, em muitos casos podemos realizar a ablação, procedimento que pode reverter e até curar a condição do paciente. A equipe especializada do HRSP garante segurança e rápida recuperação”, complementa o médico.
Antes de serem submetidos ao procedimento, os pacientes passam por uma avaliação no ambulatório e, caso necessário, são incluídos na fila para procedimentos eletivos. O Núcleo Interno de Renovação também organiza a vinda de profissionais de outras regiões para realizar os estudos eletrofisiológicos no HRSP.
O serviço demonstra o compromisso do hospital com o uso das melhores práticas e tecnologias disponíveis, sempre priorizando o bem-estar dos pacientes”, finaliza Dr. Guilherme.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO