Em audiência, Chapecó se compromete em contratar novo pediatra para Hospital da Criança
Município se comprometeu em contratar um médico
• Atualizado
Em audiência de conciliação na tarde desta quarta-feira (29), o município de Chapecó se comprometeu em contratar um médico pediatra para o Hospital da Criança. Uma ação civil pública do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), buscava a ampliação do número de pediatras.
O município acordou que irá lotar um novo médico pediatra para a unidade, com carga de 40 horas semanais.
Participaram representantes do município de Chapecó e da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira – que administra o Hospital Regional do Oeste.
Com o acordo, homologado pela juíza Surami Juliana Santos Heerdt, da Vara da Infância e Juventude da comarca, o processo foi extinto. O corpo clínico do Hospital da Criança é composto de 15 médicos, dos quais seis são pediatras.
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Entenda o caso
Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Hospital da Criança conta com 15 médicos, sendo que destes, seis são pediatras. O diretor da unidade comunicou ao Hospital Regional do Oeste (HRO) e à Secretaria Municipal de Saúde. Para atender de forma regular as crianças, seria necessário o dobro de pediatras.
Pais reclamam de demora no atendimento do Hospital da Criança em Chapecó
No início de abril, o SCC SBT mostrou em seus telejornais que pais e mães estavam aguardado por várias horas para receber atendimento na unidade.
“Desde às 6h da manhã eu estou aqui. Agora já é 9h e não fomos atendidos ainda. Nosso postinho não tem pediatra, dai nossa opção é vir aqui. Não é fácil”, Selvino Camargo, marmorista.
Muitas crianças que procuram atendimento no local estão com sintomas gripais e aguardam horas para serem chamadas para consulta. No total, a unidade tem realizado mais de 250 atendimentos por dia.
“A gente está com reforço que começa às 10h da manhã, outro que está começando às 16h e indo até às 22h. Ontem, a nossa diretora técnica tentou buscar mais um médico, um terceiro plantonista para a noite, mas não conseguimos. Mas a gente continua com esse processo que vai melhorar”, explicou o diretor geral do hospital, Jader Danielli
Na época, o hospital solicitou para que os pais procurassem atendimento nos postos de saúde dos bairro e só encaminhe para o hospital em casos de urgência e emergência.
Leia também
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO