Após fundação alegar falta de recursos, Prefeitura de Rio Negrinho anuncia intervenção em hospital
Decreto dura 180 dias e pode ser prorrogada
• Atualizado
A Fundação Hospitalar de Rio Negrinho, o principal hospital da cidade, foi interditada pela Prefeitura do município, que declarou uma situação de Perigo Público e Urgente. O documento que autoriza a intervenção foi assinado nesta quinta-feira (31). O hospital é filantrópico e alegou um déficit de R$300 mil na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O secretário de Saúde Rafael Schoroeder ficará responsável pela administração da Fundação Hospitalar até o fim do decreto. Ele terá que enviar um relatório em até 60 dias para informar as medidas providenciadas para regularização do atendimento à população.
Condições do hospital
No início de agosto, o hospital anunciou que não tinha condições de manter os serviços e solicitou a suspensão dos leitos de UTI. A Fundação Hospitalar é a única unidade na cidade com capacidade para atender emergências, leitos de enfermagem e UTI.
O hospital, que é privatizado, recebeu cerca de R$ 42 milhões desde 2021, provenientes de recursos do governo estadual e municipal, conforme detalhado no documento de intervenção. A administração da Fundação hospitalar alegou que o repasse do município estava abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mas essa informação foi considerada incorreta pela Prefeitura de Rio Negrinho.
No documento de intervenção, o município afirmou que a intervenção é necessária para evitar a paralisação do Sistema Único de Saúde (SUS) e providenciar todas medidas para regularizar a situação financeira e melhorar a qualidade do serviço prestado.
Com essa intervenção, a prefeitura assume um papel ativo na gestão do hospital, colaborando com as equipes de saúde para garantir a pronta disponibilidade dos leitos de UTI.
De acordo com a Secretaria de Saúde, foram reabertos dois leitos de UTI, além de outra que já estava em operação.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO