Homem testa positivo para peste após picada de pulga; saiba detalhes
A peste é frequentemente transmitida pela picada de pulgas que adquiriram a bactéria por meio de roedores
• Atualizado
Um homem, morador do Condado de El Dorado, na Califórnia, testou positivo para peste. A informação foi divulgada pelo Departamento de Saúde Pública (CDPH). Segundo o governo, a pessoa pode ter sido picada por uma pulga infectada enquanto acampava na região de South Lake Tahoe. O caso foi confirmado no início da semana.
Leia Mais
Segundo o diretor interino de Saúde Pública do Condado de El Dorado, Kyle Fliflet, a peste está naturalmente presente em muitas áreas da Califórnia, inclusive em partes mais elevadas do Condado. “É importante que as pessoas tomem precauções para si mesmas e para os animais de estimação ao ar livre, especialmente ao caminhar, fazer trilhas ou acampar em áreas onde roedores selvagens estejam presentes”, disse.
Autoridades de saúde estaduais e locais continuarão monitorando a situação.
O que é a peste?
A peste é causada pela bactéria Yersinia pestis. Ela é mais frequentemente transmitida pela picada de pulgas que adquiriram a bactéria de esquilos, tâmias e outros roedores selvagens infectados. Cães e gatos também podem trazer pulgas infectadas pela peste para dentro de casa.
Principais sintomas da peste
Os sintomas da peste geralmente aparecem dentro de duas semanas após a exposição a um animal ou pulga infectados e incluem febre, náusea, fraqueza e inchaço dos gânglios linfáticos. A peste pode ser tratada eficazmente com antibióticos, se detectada precocemente.
Principal forma de prevenção
A peste pode ser prevenida evitando o contato com roedores selvagens e mantendo os animais de estimação longe das tocas dos roedores. Veja algumas dicas:
- Não alimente esquilos, esquilos-da-tasmânia ou outros roedores selvagens;
- Nunca toque em roedores doentes, feridos ou mortos;
- Não permita que os animais de estimação brinquem ou peguem roedores doentes, feridos ou mortos;
- Não acampe, durma ou descanse perto de tocas de animais ou áreas onde roedores mortos sejam observados;
- Procure e preste atenção aos sinais de advertência afixados;
- Use calças compridas com botas e borrife repelente de insetos nas meias e nas barras das calças para reduzir a exposição às pulgas;
- Se possível, deixe os animais de estimação em casa; caso contrário, mantenha-os na coleira. Não permita que os animais se aproximem de roedores doentes ou mortos ou explorem tocas de roedores;
- Proteja os animais de estimação com produtos de controle de pulgas;
- Gatos de estimação são altamente suscetíveis à peste e podem representar uma ameaça direta aos humanos. Mantenha os gatos longe de roedores. Consulte um veterinário se o seu gato ficar doente após contato com roedores;
- Se você ficar doente depois de estar em uma área onde há ocorrência de peste, consulte um médico e diga a ele que você pode ter sido exposto à peste.
Casos na Califórnia
O CDPH monitora rotineiramente as populações de roedores em busca de atividade de peste na Califórnia e trabalha em estreita colaboração com as autoridades de saúde do condado. As atividades de vigilância no Condado de El Dorado, de 2021 a 2024, encontraram um total de 41 roedores (esquilos terrestres ou esquilos) com evidências de exposição à bactéria da peste. Até o momento, em 2025, quatro roedores adicionais testaram positivo. Todos esses roedores foram identificados na Bacia de Tahoe.
Casos humanos de peste são extremamente raros, mas podem ser muito graves. Antes do caso atual, o caso mais recente de peste humana relatado no Condado de El Dorado foi em 2020, provavelmente na região de South Lake Tahoe.
Duas pessoas foram relatadas com peste em 2015, após terem sido expostas a roedores infectados ou às suas pulgas no Parque Nacional de Yosemite. Todos os indivíduos foram tratados e se recuperaram. Esses foram os primeiros casos humanos relatados no estado desde 2006.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO