Homem descobre tumor no pulmão após sintoma inusitado nas unhas
O homem tinha a síndrome da unha amarela, uma doença rara, de origem desconhecida, que consiste na presença de unhas amarelas, linfedema e derrame pleural
• Atualizado
Um homem de 73 anos descobriu um tumor que comprimia os pulmões e o coração após ter um sintoma inusitado nas unhas. O caso foi divulgado pelo Journal of Medical Case Reports, na última quarta-feira (11).
O paciente foi surpreendido quando suas unhas começaram a ficar amareladas, grossas e quebradiças. Além disso, ele também passou a sofrer com falta de ar e inchaço nas pernas.
De acordo com o portal Metrópoles, o homem tinha a síndrome da unha amarela, uma doença rara, de origem desconhecida, que consiste na presença de unhas amarelas, linfedema e derrame pleural.
Quando o homem realizou radiografias de tórax, descobriu um quadro de quilotórax, caracterizado pelo acúmulo de líquido leitoso entre as camadas que revestem os pulmões, chamadas de pleuras.
Em seguida, exames mais detalhados mostraram um tumor benigno comprimindo os pulmões. Ainda segundo o Metrópoles, o caroço media cerca de sete centímetros.
“A complexidade da fisiopatologia subjacente à síndrome das unhas amarelas e a falta de diretrizes de tratamento demonstram a necessidade de mais pesquisas sobre esse distúrbio raro”, escreveram os médicos no relato do caso.
Tratamento
O paciente precisou realizar uma embolização linfática percutânea, um procedimento minimamente invasivo que interrompe o vazamento de fluido ao fechar os vasos linfáticos com problemas.
Já os problemas nas unhas, foram tratados com creme de vitamina E e suplementos de zinco para promover um crescimento mais saudável.
*Com informações do Metrópoles.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO