Transfusão de sangue poderá ser realizada “nas alturas”
O Hemosc comemora os 35 anos de fundação com uma iniciativa inédita no Brasil
• Atualizado
O Hemosc, importante unidade de saúde para doação e transfusão de sangue, está comemorando 35 anos de fundação com uma iniciativa inédita no Brasil. Para celebrar a data, um termo de cooperação entre o Hemosc e a Secretaria do Estado da Saúde foi assinado, fazendo com que Santa Catarina se torne pioneiro em mais um atendimento de emergência.
Através da parceria entre o Batalhão de Operações Aéreas (BOA), Samu e Hemosc, a equipe, junto ao Arcanjo, terá uma nova possibilidade de salvar vidas. O BOA terá em sua sede, bolsas de sangue para a transfusão imediata aos pacientes no momento do acidente e no transporte em voo ao hospital.
De acordo com Bruno Quércia, coordenador médico do GRAU, o trabalho é pioneiro no Brasil e ajudará pacientes vítimas de acidentes graves que perderam quantidades de sangue consideráveis, e que teriam que aguardar chegar ao hospital para que o procedimento de transfusão iniciasse.
Inúmeras pesquisas foram realizadas para que o projeto se tornasse realidade, e contou com a parceria da Universidade de Pittsburgh nos Estados Unidos, que é referência na área.
“É um projeto importante que vem sendo construído há mais de um ano. Iremos rodar um projeto piloto inicialmente em Florianópolis, com a ideia de expandir para o Médio Vale do Itajaí, onde temos mais uma aeronave”
Capitão Machado, chefe de operações da BOA
Assista à reportagem:
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO