Governo manda Youtube remover vídeos sobre suposta morte de Lula
Os vídeos violam os termos de uso do YouTube, que proíbem conteúdos que promovam desinformação ou prejudiquem terceiros
• Atualizado
A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou o YouTube, nesta sexta-feira (13), exigindo a remoção de 12 vídeos que espalham informações falsas sobre a saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre as postagens, está sobre uma suposta morte. O prazo para retirada dos conteúdos é de 24 horas.
Leia Mais
De acordo com a AGU, os vídeos violam os termos de uso do YouTube, que proíbem conteúdos que promovam desinformação ou prejudiquem terceiros.
“Trata-se, portanto, de desinformação, pois expõe manifestação sobre fatos que não condizem com a
realidade, cujo propósito é o de enganar o público sobre a real condição de saúde do Presidente da República”, diz o documento emitido pelo Governo.
Além disso, o órgão ressaltou que as publicações ferem a legislação vigente ao espalharem boatos que podem causar pânico e desconfiança entre a população.
“Dessa forma, as narrativas identificadas apresentam desinformação sobre o estado de saúde do Presidente, inclusive sobre sua morte, gerando confusão a respeito de assunto de relevância pública, com potencial de atingir a confiança nas instituições públicas e, em particular, afetar a própria estabilidade política e econômica do país”, acrescenta a notificação.
Caso os vídeos não sejam excluídos no prazo estipulado, a AGU solicita que sejam identificados e sinalizados com informações corretas.
A recomendação é que sejam utilizadas fontes oficiais, como os boletins médicos divulgados pela equipe que acompanha o estado de saúde do presidente Lula.
Lula segue internado, mas em recuperação
Boletins médicos divulgados pelo Hospital Sírio-Libanês, onde Lula está internado desde a última terça-feira (10), indicam que o presidente apresenta quadro estável.
Ele está em cuidados semi-intensivos, caminhando e se alimentando normalmente. A equipe médica informou que, por ora, serão realizados apenas exames de sangue.
A cirurgia à qual Lula foi submetido foi realizada com sucesso e tratou um hematoma subdural. Desde então, ele permanece em observação para garantir uma recuperação completa.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO