Gel feito a partir de casca de camarão pode acelerar cicatrização; entenda
Produto desenvolvido na Universidade Federal de Campina Grande pode ajudar pacientes com diabetes
• Atualizado
Pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, desenvolveram um gel capaz de ajudar no tratamento de ferimentos com difícil cicatrização, como é o caso de pessoas com diabetes. O novo produto é à base de uma substância encontrada na casca do camarão.
De um alimento tão conhecido na culinária dos brasileiros, uma solução. Foi à base da quisotana, uma substância extraída da casca do camarão, que pesquisadores da UFCG desenvolveram um gel capaz de promover a cicatrização de ferimentos em pessoas com diabetes.
A iniciativa faz parte da pesquisa da mestranda em Engenharia de Materiais Barbara Queiroz, que viu nos benefícios da casca do camarão, já constatados pela universidade, a possibilidade de ajudar pessoas com diabetes a se recuperarem.
Mas, para que esse produto chegasse a quem realmente precisa, um longo trabalho de pesquisa foi desenvolvido. Através de muito estudo, foi possível garantir também que até mesmo pessoas alérgicas ao camarão possam usar o gel.
E com tantos resultados positivos, que colocam Campina Grande em uma posição de destaque nacional quando o assunto é ciência, a equipe de pesquisadores já está de olho nos próximos produtos feitos à base dessa mesma substância.
ASSISTA A REPORTAGEM
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO