Fungos nas unhas: saiba o que causa e como tratar
A onicomicose é a principal motivação de atendimento dermatológico
• Atualizado
Causada por fungos que se alimentam da queratina, uma proteína presente nas unhas, a onicomicose, popularmente conhecida como micose de unha, acontece por diversos motivos: contato com ambientes e materiais contaminados com os fungos, locais quentes e úmidos como piscinas e vestiário, além dos próprios calçados.
A doença atinge mais as unhas dos pés por ser menos arejados, não receberem a mesma atenção que as mãos e/ou pelas unhas dos pés terem uma velocidade de crescimento menor, o que pode facilitar a penetração dos fungos¹.
E, apesar de ser simples de resolver em casos de menor gravidade -, se não tratada, a micose de unha pode se agravar principalmente para quem tem diabetes, psoríase, imunossupressão, obesidade, hiperidrose (transpiração excessiva nos pés e/ou nas mãos), tabagismo, doenças vasculares e alterações ósseas.
Sendo assim, é importante ter mais atenção com a saúde das unhas, observar se estão ficando amareladas, descolando ou descamando e procurar um especialista. Normalmente, para acabar com a micose de unha rapidamente, é recomendado o uso de esmaltes antifúngicos,.
A consulta com um dermatologista é fundamental para indicar o melhor tratamento. No caso de grávidas, também é importante conversar com o ginecologista antes de fazer uso de qualquer produto.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO