Rádio Clube Compartilhar
FARMÁCIA BÁSICA

Farmácia Básica terá mais atendentes e novos pontos em bairros de Lages

A estrutura física da Farmácia Básica no centro está passando por reformas

• Atualizado

Schaina Marcon

Por Schaina Marcon

Juliana Puhale

Por Juliana Puhale

Farmácia Básica terá mais atendentes e novos pontos em bairros de Lages| Foto: Schaina Marcon/ Rádio Clube de Lages
Farmácia Básica terá mais atendentes e novos pontos em bairros de Lages| Foto: Schaina Marcon/ Rádio Clube de Lages

A Farmácia Básica de Lages está implementando uma série de medidas para melhorar o atendimento à população. Após o aumento da demanda, especialmente com a chegada do frio, a Secretaria de Saúde de Lages anunciou a contratação de novos funcionários e a descentralização dos serviços para unidades de saúde em bairros.

A secretária de Saúde, Susana Zen, explicou que a demanda na Farmácia Básica tem crescido significativamente.

“A demanda aumentou nesses últimos dias, com o frio também, pessoal procurando, aumentando então a demanda de UPA, das unidades de saúde e, consequentemente, a demanda também na farmácia”, afirmou. Ela ressaltou que, apesar do grupo de atendentes ser considerável, a média de espera atual de 30 minutos, embora seja um tempo considerado normal em outras unidades, será reduzida com as novas contratações.

Reforço na equipe e melhoria de estrutura

A secretária informou que a solicitação para contratação de novos funcionários já foi feita e que, após os trâmites legais, a equipe será ampliada. Além disso, a estrutura física da Farmácia Básica no centro está passando por reformas.

“Já estamos ali dentro desmanchando paredes, abrindo espaços ali para colocar mais longarinas, mais cadeiras, onde vai então melhorar a qualidade desse atendimento na espera para ser atendido na Farmácia Básica”, detalhou Susana.

Sobre a disponibilidade de medicamentos, a secretária garantiu que o estoque está bem abastecido. Atualmente, a Farmácia Básica disponibiliza 114 medicamentos, cujo Rol é orientado pelo Ministério da Saúde, Estado e corpo clínico municipal. A lista completa pode ser consultada nas páginas da Prefeitura e da Saúde.

Atendimento nos bairros

Uma das principais novidades é a descentralização da Farmácia Básica para três novas unidades de saúde, visando facilitar o acesso da população. “São mais três pontos que estaremos aí agora colocando à disposição da comunidade, três bairros, três unidades, onde a gente vai aí contemplar então mais três farmácias”, anunciou Susana Zen.

Os bairros que receberão as novas farmácias são: Santa Catarina, Vila Nova e Guarujá. A ideia é que todos os medicamentos disponíveis na Farmácia Básica central também sejam dispensados nesses novos pontos.

Para a efetivação dessa medida, já foi lançado o edital para a contratação de novos farmacêuticos que atuarão nessas unidades descentralizadas. A expectativa é que, com a implementação, o paciente possa sair da consulta médica no posto de saúde e já retirar seu medicamento no mesmo local ou em uma farmácia próxima no bairro.

Veja a entrevista

>>> Para mais notícias, siga a Clube no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.