Falta de medicamentos preocupa moradores de Palhoça; veja a reportagem
Moradores chegaram a tirar o dinheiro do próprio bolso para comprar o medicamento que deveria ser fornecido nos postos de saúde
• Atualizado
Moradores de Palhoça, na Grande Florianópolis, estão com dificuldade de conseguir alguns medicamentos nas farmácias dos postos de saúde. Entre os medicamentos, estão os de uso contínuo. Alguns pacientes estão tendo que usar do próprio dinheiro, para comprar um medicamento disponibilizado pelo SUS.
CONFIRA A REPORTAGEM
A informação que uma moradora recebeu é que os medicamentos estão em falta. Outros pacientes que precisam dos remédios, relataram mesma a situação ao repórter do SCC News Arliss Amaro que esteve em uma unidade de saúde do município.
Por nota, a Secretaria de Estado da Saúde disse que o fornecimento dos medicamentos são de responsabilidade do município. Confira a nota da Prefeitura de Palhoça.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Conforme a demanda encaminhada nesta quinta-feira (26) pela equipe de reportagem do SBT, a Secretaria Municipal de Saúde de Palhoça esclarece que o medicamento DEPAKENE (Ácido Valpróico) está com o abastecimento regular, e que o medicamento SERTRALINA se encontra em falta, uma vez que todo o saldo que havia em estoque foi utilizado com mais rapidez que o esperado.
A Secretaria informa também que está atravessando problemas de abastecimento de medicamentos, reflexo ainda da pandemia da Covid-19 que impactou a produção e o fornecimento de matéria-prima, ocasionando desabastecimento no mercado internacional.
Os pedidos de compra dos medicamentos estão sendo realizados, no entanto, a Secretaria está recebendo o retorno de fornecedores e laboratórios ressaltando a dificuldade de aquisição dos insumos para a produção. No mês de maio foi realizado o pregão para a compra da SERTRALINA, assim, muito em breve o seu fornecimento deve estar regularizado na rede municipal de saúde.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
*com informações de Arliss Amaro
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO