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Reclamação

Exames do laboratório do Hospital Infantil Joana de Gusmão apresentam erros, aponta CRM

Médicos relataram erros em resultados, equívocos na identificação de pacientes e demora excessiva

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Morgana Fernandes | SCC SBT
Foto: Morgana Fernandes | SCC SBT

Nesta semana, alertas de médicos sobre problemas registrados nos serviços do laboratório de análises clínicas que atua como terceirizado no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, se tornaram públicos. A preocupação dos médicos foi encaminhada ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) pelo Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), durante um encontro entre o Promotor de Justiça Sandro Ricardo Souza, da área da infância e da juventude, e o presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro.

Segundo relatos encaminhados por profissionais ao Conselho, os problemas registrados no hospital incluem erros em resultados, descarte de material coletado sem a realização de análises, equívocos na identificação de pacientes e demora excessiva em coletas e resultados.

“Isso pode comprometer a qualidade no atendimento à população (…) É grave demais pensar que ocorrem equívocos sérios no resultado de exames que são muito importantes para o diagnóstico de doenças e a definição de tratamentos”, diz Ribeiro.

Reclamações

Nos últimos meses, reclamações sobre o assunto foram registradas por gestores do hospital junto aos próprios laboratórios, administrados pela CientificaLab. Informações também foram enviadas pelo CRM-SC à Secretaria de Estado da Saúde e ao próprio Ministério Público. “A atenção ao trabalho do laboratório é essencial para oferecer segurança aos pacientes e garantir as condições adequadas para o trabalho médico. Os profissionais não devem ser obrigados a conviver com o temor de cometer um equívoco a partir da análise de um exame com resultado errado”.

Em nota, a CientificaLab afirma que os apontamentos feitos pelos hospitais em questão já foram endereçados com agilidade, parceria e alinhamento com as respectivas lideranças clínicas e com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e que a operação está fluindo normalmente.

“A companhia está em constante evolução para otimizar seus processos de modo a oferecer soluções que atendam aos mais altos padrões de qualidade e segurança. Além disso, a marca adota medidas e planos de ação contínuos de aprimoramento, o que inclui reuniões frequentes com o corpo clínico dos seus clientes, identificando como as necessidades deles podem ser atendidas com excelência, fluidez e eficiência”, diz o documento.

Já a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que não recebeu novo documento do Conselho Regional de Medicina sobre eventuais problemas com a prestadora de serviços de laboratório de análises clínicas do Hospital Infantil Joana de Gusmão. “O tema citado já vem sendo tratado pela Secretaria e adequações já foram realizadas, caso ocorram novas denúncias, ou demandas complementares será realizada nova análise do caso”, diz a SES.

Atualmente, o laboratório presta serviço de exames de análises clínicas para o Hospital Infantil Joana de Gusmão, conforme edital nº 506/2022. O valor total do contrato é de R$ 2.627.400,90. “A SES reforça que os serviços de laboratório da unidade estão sendo realizados de forma contínua”, finaliza.

Veja a reportagem

Vídeo: SCC News

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