Estados Unidos declaram varíola dos macacos emergência de saúde pública
Anúncio possibilita tirar dinheiro de fundos emergenciais e contratar funcionários.
• Atualizado
Com mais de 6.600 infectados pela varíola dos macacos, o governo dos Estados Unidos declarou a doença uma emergência de saúde pública. Nova York, Califórnia e Illinois já haviam declarado o mesmo nos estados.
A declaração ocorre quando o governo de Joe Biden enfrenta críticas sobre a disponibilidade da vacina contra a varíola dos macacos. Clínicas nas principais cidades, como Nova York e São Francisco, dizem que não receberam imunizantes suficientes e, por isso, têm priorizado a aplicação somente da primeira dose. A Casa Branca disse que disponibilizou mais de 1,1 milhão de doses e 80 mil testes por semana.
De acordo com uma declaração do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, a agência pode tirar dinheiro de fundos de emergência, contratar ou realocar funcionários para lidar com o surto e tomar outras medidas para controlar o vírus. Uma emergência de saúde pública também pode ser estendida, semelhante ao que aconteceu durante a pandemia de covid-19.
Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde chamou a varíola dos macacos de emergência de saúde pública, com casos em mais de 70 países.
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO