Entenda as consequências de tomar creatina adulterada
Quem começa a treinar costuma buscar suplementos para potencializar os resultados, e a creatina está entre os mais populares
• Atualizado
Quem começa a treinar costuma buscar suplementos para potencializar os resultados, e a creatina está entre os mais populares. Porém, o consumo adulterado pode trazer riscos à saúde e comprometer o ganho de massa muscular, exigindo atenção redobrada na escolha do produto.
Leia Mais
A coluna Claudia Meireles, do Metrópoles, buscou saber se ingestão de creatina adulterada pode prejudicar o ganho de massa muscular, uma das principais metas de quem treina.
Três profissionais foram entrevistados e concluíram que o suplemento com composição alterada afeta o rendimento do treino, no caso, gerando a queda de desempenho.
Efeitos adversos
De acordo com o personal trainer Kauan Gomes, consumir creatina fraudada tende a ocasionar uma série de danos. “Pode comprometer o ganho de muscular devido à baixa qualidade, dificuldade de absorção e efeitos colaterais”.
Já a nutricionista Priscila Reis reitera quanto aos efeitos colaterais.
“Substâncias irritantes ou contaminantes podem causar desconfortos, reduzindo o desempenho nos exercícios e dificultando a adesão aos treinos regulares”, afirma a profissional.
Na avaliação de Kauan, tomar a fórmula adulterada tende a levar o indivíduo até a “abandonar a modalidade física praticada por conta do aumento do desestímulo pela falta de resultado”.
Queda do rendimento
Pós-graduada em nutrologia, a médica Vivian Bastos explicou as consequências do uso de creatina fraudada no ganho de massa muscular.
“Como não sabemos exatamente qual o ativo que contém no produto, não teremos energia muscular suficiente, consequentemente, não haverá aumento de força e nem de massa muscular. Podendo, inclusive, haver queda do rendimento”.
Creatina adulterada pode conter carboidratos e açúcares
Essa modificação no suplemento ocasiona a retenção de líquidos e ganho de gordura, o que pode mascarar o aumento de massa muscular magra, segundo garante a nutrologa.
Vivian Bastos reforça que a creatina é “utilizada tanto para a melhora da performance, com o ganho de massa muscular, quanto para a saúde mental”.
Bastos acrescenta que os frutos de ingerir o suplemento com a composição correta reflete no aumento de massa magra e força muscular, além de melhorar a performance nas atividades.
*As informações são do Metrópoles.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO