Atendimento do Hospital Celso Ramos volta à normalidade nesta segunda-feira
A emergência com atendimento como porta aberta do Hospital havia sido suspensa para a instalação de um gerador
• Atualizado
O Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), de Florianópolis, realizou neste sábado (2) a instalação do novo gerador de energia que vai abastecer a torre principal do prédio. Com isso, a emergência do hospital voltou a atender a população como porta aberta neste domingo (3) e todos os exames estão sendo retomados. Segundo o governo, o atendimento volta à normalidade a partir das 7h desta segunda-feira (4).
Durante o processo, a torre principal da edificação ficou sem energia elétrica. Os pacientes graves e com necessidade de cirúrgicas foram alocados para a torre anexa, onde está abastecida de energia e onde se localiza a Emergência.
O diretor do HGCR, Michel Faraco, explica como funcionou a instalação, que teve horário marcado para iniciar e acabar:
“Todo o planejamento foi executado. Os pacientes graves foram alocados na torre anexa alimentada pelo nosso gerador e recebendo a energia elétrica necessária para manter esses pacientes. Depois de finalizados os trabalhos na nossa subestação e na instalação do novo gerador, os pacientes começam a retornar para suas unidades de origem e, na segunda-feira (4) de manhã, às 7 horas, o atendimento retorna à normalidade no Hospital Governador Celso Ramos”, reforça.
Leia Mais
Ao final da instalação, o novo gerador foi religado e ficou em pleno funcionamento.
“O procedimento de deixar o prédio principal sem energia foi necessário porque a equipe atuou justamente nos quadros e nos transformadores, para a ligação dos cabos. Lidamos com uma edificação com sistemas de abastecimento da década de 60. Foi feita toda uma reforma no local onde foi instalado o novo gerador incluindo tinta Epoxy Prime, local para escapamento, porta nova, iluminação, tomadas, ficando uma ótima instalação. Foram passados cabos de energia, todos novos, instalado um disjuntor de 450 amperes, readequado todo o circuito elétrico da subestação referente ao prédio principal que no momento está desenergizado”, reforça o engenheiro eletricista responsável pela obra, Chester Bidwel Paiva.
Segundo o Governo do Estado, entre os principais benefícios do novo gerador está a potência, 750 kva. Em momentos de queda de energia, todo o prédio principal onde funciona a UTI, o centro cirúrgico e demais unidades de internação estarão seguras. E, para a subestação, o benefício foi a reorganização dos cabos elétricos, sendo direcionados de uma maneira correta e com o novo disjuntor de 450 amperes.
Além disso, no mesmo dia foi finalizada a colocação da cobertura em frente à Emergência. A proteção contra a chuva e o sol irá proporcionar mais conforto aos pacientes e familiares que chegam e aguardam por atendimento na emergência.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO