“Ducha interna”: nova bebida da internet promete limpar o corpo; entenda se funciona
Mas a ideia de que apenas uma bebida possa trazer todos estes resultados parece ser milagre, ou então boa demais para ser verdade; confira explicação da nutricionista Sarah Nichele sobre o problema da nova trend das redes sociais
• Atualizado
Você provavelmente já viu nas redes sociais diversas dicas de como seguir uma vida mais saudável no dia-a-dia: shot de limão com cúrcuma, parar de comer pão ou até mesmo jejum intermitente. A mais nova trend das redes sociais é a “internal shower”, que, na tradução livre, significa banho ou ducha interna.
A receita consiste em basicamente tomar todos os dias uma mistura de água, limão e semente de chia. A trend promete que a bebida faz um banho dentro do corpo, entregando detox do organismo, bem-estar, emagrecimento e melhora no funcionamento do intestino.
Mas a ideia de que apenas uma bebida possa trazer todos estes resultados parece ser milagre, ou então, boa demais para ser verdade. A nutricionista clínica especializada em comportamento alimentar, Sarah Nichele, explica que os processos de “detox” já acontecem diariamente e naturalmente dentro do corpo, com o fígado, os rins, o intestino e a pele. E que “as evidências demonstram que não há nenhum benefício adicional de passar por ‘protocolos detox'” como esse.
Há, sim, alimentos ricos em compostos antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras, que ajudam no bom funcionamento do organismo, como os passados na receita milagrosa. Mas “não porque sejam milagrosos ou mágicos, simplesmente porque contêm nutrientes importantes para o bom funcionamento do metabolismo. Então ao garantir a inclusão desses itens no dia a dia, você já permite que seu corpo cumpra com seu papel e siga com seus processos naturais de detox”, explica a nutricionista.
Ela ainda complementa que consumi-los de forma mirabolante ou em shots não vai alterar em nada os resultados esperados:
“Frutas e temperos são naturalmente ricos em compostos bioativos importantes para prevenção do envelhecimento e saúde geral. E você pode muito bem consumi-los de formas mais simples e prazerosas, temperando a comida com açafrão e pimenta ou preparando uma salada de frutas refrescante pro verão. O benefício nutricional será o mesmo, mas sua percepção sensorial será muito melhor.”
O problema de trends como a “ducha interna”
A nutricionista especializada em comportamento alimentar ainda reforça que esse tipo de trend traz uma problemática que é criar a ilusão de que um estilo de vida saudável exige muitas restrições e estratégias mirabolantes.
“Ao ter por base uma alimentação integral, menos processada, rica em grãos integrais (como feijão, arroz, aveia, lentilhas, pães integrais), frutas, verduras e legumes e carnes magras (como peixes e aves), você já garante todos os nutrientes e antioxidantes dos quais precisa. O problema é que muitas pessoas têm dificuldade em aderir a um padrão alimentar saudável por uma série de fatores e acabam sendo seduzidas por discursos sensacionalistas e pseudocientíficos, de promessas milagrosas e que medicalizam os alimentos”, explica Sarah.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO