Duas mulheres morrem em decorrência da dengue em Jaraguá do Sul
Um óbito foi registrado no dia 6 de abril e o outro no dia 19
• Atualizado
Na segunda-feira (22), a Prefeitura de Jaraguá do Sul confirmou a morte de duas mulheres em decorrência da dengue. Um óbito foi registrado no dia 6 de abril e o outro no dia 19.
A vítima é uma mulher da faixa etária de 60 a 70 anos, com comorbidades, que faleceu no dia 6 de abril. A confirmação foi realizada por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
A vítima do segundo óbito é uma mulher na faixa etária de 70 a 80 anos, com comorbidade. Ela veio a óbito na sexta-feira (19), com exame confirmado para dengue.
Leia Mais
Mais três mortes por dengue são confirmadas em cidades do Norte de SC
São Francisco do Sul e Joinville, cidades do Norte catarinense, confirmaram mais três mortes por dengue em 2024. Em São Francisco do Sul, o número de pessoas que morreram em decorrência de dengue chega a quatro, já em Joinville, 21 mortes foram confirmadas.
Vítimas
A informação do quarto óbito por dengue foi confirmada pela Secretaria de Saúde de São Francisco do Sul, no final da manhã da quarta-feira (17). A vítima é um homem de 82 anos, residente do bairro Paulas, que faleceu no Hospital, em Joinville.
Segundo a secretaria, o caso é o primeiro registro de falecimento pela epidemia de dengue no município registrado no mês de abril. O caso ainda segue sob investigação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) e não foi confirmado no painel de monitoramento do órgão estadual.
Enquanto em Joinville, a 20ª vítima se trata de um idoso, de 60 anos, com comorbidades. Ele morava no bairro Aventureiro. O óbito ocorreu do dia 22 de março.
Além disso, a 21ª vítima é uma jovem, de 27 anos, também com comorbidades. A paciente era moradora do bairro Anita Garibaldi. A morte aconteceu no dia 31 de março, em um Hospital da Rede Privada.
Prevenção contra a dengue
Diante dos casos alarmantes de dengue em Santa Catarina, a Secretaria Municipal de Saúde reforça os cuidados em relação à prevenção da dengue. A melhor maneira de prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, Zika e chikungunya) continua sendo eliminar locais com água parada:
- Evite que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos;
- Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios;
- Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente sem deixar poças de água;
- Manter lagos e tanques limpos ou criar peixes que se alimentem de larvas;
- Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana;
- Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas;
- Mantenha as lixeiras tampadas, não acumule lixo/entulhos e guarde os pneus em lugar seco e coberto.
Para ajudar na organização da rotina para eliminar os criadouros clique aqui.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO