Saúde Compartilhar
Crianças

Duas de cada cinco internações por covid-19 são de menores de 5 anos

Dado foi levantado pelo Observatório de Saúde na Infância, da Fiocruz/Unifase

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Há duas semanas, a Anvisa aprovou a aplicação da vacina da Pfizer contra o Sars-CoV-2 em crianças de 6 meses a 4 anos | Reprodução/Freepik
Há duas semanas, a Anvisa aprovou a aplicação da vacina da Pfizer contra o Sars-CoV-2 em crianças de 6 meses a 4 anos | Reprodução/Freepik

Ao todo, 678 crianças menores de cinco anos foram internadas por covid-19, no Brasil, de 14 de agosto a 10 de setembro deste ano, segundo levantamento feito por Cristiano Boccolini, coordenador do Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), da Fiocruz/Unifase.

Os dados da análise, divulgados nesta quarta-feira (28), mostram que, desde o oitavo mês de 2022, menores de cinco anos respondem por duas de cada cinco internações pela doença no país.

No período encerrado no último dia 10, 387 idosos foram internados por covid. Já nos primeiros seis meses deste ano, diz a Fiocruz, houve 7.809 internações de menores de 5 anos e 90.206 de idosos. De janeiro a junho, essas crianças respondiam por três de cada 50 internações em decorrência da covid no Brasil.

O levantamento foi realizado a partir dos Boletins Epidemiológicos Especiais: Covid-19, do Ministério da Saúde. A Fiocruz explica que as taxas de hospitalização e mortalidade da doença causada pelo coronavírus diminuíram, em todas as faixas etárias, com o avanço da vacinação contra ela em adolescentes, adultos e idosos, mas a queda é mais lenta no grupo de menores de 5 anos. “Entre maiores de 60 anos, houve redução de 325% na média diária de óbitos por covid-19, enquanto entre menores de cinco anos a redução foi de 250%”, pontua a instituição de pesquisa.

O uso emergencial da CoronaVac em crianças de 3 e 4 anos foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 13 de junho, relembra Fiocruz. Entretanto, acrescenta, apenas 2,5% desse público tomou as duas doses até 23 de setembro. Há duas semanas, a Anvisa aprovou a aplicação da vacina da Pfizer contra o Sars-CoV-2 em crianças de 6 meses a 4 anos. De acordo com Cristiano Boccolini, “a cada dia que passamos sem vacinas aplicadas nessa faixa etária, mais de uma criança morre por covid-19 no Brasil”.

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.