Doze crianças esperam por leitos de UTI em Santa Catarina
Governo do Estado prevê ampliação de leitos de UIT para crianças em Santa Catarina
• Atualizado
Santa Catarina tem 5 vagas de Unidade de Tratamento Intensiva neonatal disponíveis pelo sistema público de saúde, já para leitos pediátricos, todos os 90 leitos estão ocupados. A inexistência de novas vagas provocou fila, 12 crianças estão aguardando vaga em leitos infantis.
Conforme médicos pediatras, o número de crianças com estado de saúde grave vem aumentando nas últimas semanas.
O governo do Estado inaugurou 10 novos leitos de UTI adultos e 17 de enfermaria, todos no hospital Florianópolis, na capital, na segunda-feira (13). Agora, o estado chegou a 765 leitos adultos gerais, sendo, 25 deles disponíveis. Para esses leitos, dois pacientes esperam na fila.
A previsão é que a rede de leitos infantis também seja ampliada. A Secretaria da Saúde de Santa Catarina diz que todos os pacientes que aguardam transferência vão receber assistência. O secretário adjunto de saúde do Estado Alexandre Lencina Fagundes explica: “os cuidados pediátricos e cuidados neonatais, nós trabalhamos com 71 de expansão”.
O governo explica também que muitos procedimentos, como cirurgias, necessitam de UTI para a recuperação do pós-operatório, o que causa a demanda por leitos.
Fagundes ressalta que o número de leitos vai aumentar. “Nessa semana, e na semana que vem, devemos ter 19 leitos de UTI pediátrica, a mais na rede, e também mais 10 de UTI neonatal”, detalha.
Veja a reportagem sobre a espera por leitos de UTI
com informações de Paulo Henrique / SCC SBT
>>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO