Doença misteriosa mata mais de 50 pessoas na África em menos de 48 horas
Autoridades de saúde descartaram ebola e outras febres hemorrágicas conhecidas, mas ainda buscam respostas
• Atualizado
Uma doença desconhecida já causou 53 mortes no noroeste do Congo, na África Central, nas últimas cinco semanas. Os sintomas — febre, vômito e sangramento interno — surgem repentinamente e levam a morte em até 48 horas. Autoridades de saúde descartaram ebola e outras febres hemorrágicas conhecidas, mas ainda buscam respostas.
Leia Mais
O surto começou em 21 de janeiro na vila de Boloko, onde três crianças adoeceram após comer um morcego e morreram rapidamente. Desde então, foram registrados 419 casos. No dia 9 de fevereiro, um novo foco foi identificado na vila de Bomate, aumentando a preocupação das autoridades sanitárias.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou que testes feitos em 13 pacientes deram negativo para doenças hemorrágicas conhecidas, mas algumas amostras apontaram a presença de malária. Ainda assim, a origem da doença segue um mistério.
“Realmente preocupante”, afirmou Serge Ngalebato, diretor do Hospital de Bikoro, um dos centros que monitoram o surto. A OMS alerta que o consumo de animais selvagens é um risco, pois pode facilitar a transmissão de vírus desconhecidos.
Surtos desse tipo aumentaram 60% na última década na África. Em 2023, um caso semelhante preocupou o país: uma doença misteriosa, inicialmente confundida com uma gripe forte, foi posteriormente identificada como malária. Investigações seguem para determinar a real causa da nova enfermidade.
*As informações são do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO