Distúrbios do sono e bruxismo? saiba o que o ronco pode revelar sobre a sua saúde
Para aliviar o ronco, o tratamento consiste em melhorar a passagem de ar
• Atualizado
O ronco, além de ser um estresse para quem dorme ao lado, pode ser um sinal de problemas de saúde. O “som indesejado” ocorre quando o ar tem dificuldade para passar pelas vias respiratórias, fazendo com que o palato mole vibre. Isso é mais comum à medida que os tecidos do palato e a língua relaxam durante o sono, reduzindo o espaço para o fluxo de ar.
Leia Mais
Além disso, o ronco pode estar relacionado a distúrbios do sono, como apneia e hipopneia, condições que estão associadas a problemas de saúde bucal, como o bruxismo.
O que é bruxismo?
O bruxismo é um hábito que envolve o apertar dos dentes, que pode levar ao desgaste dental, retração gengival e dores musculares.
Qualidade do sono comprometida
De acordo com o dentista José Todescan Júnior, especialista em prótese dental e membro da International Federation of Esthetic Dentistry (IFED), o ronco em si não causa problemas dentários, mas serve como um alerta de que a qualidade do sono pode estar comprometida e de que pode haver algum problema mais profundo.
“Quando o paciente dorme mal, ele tende a apertar os dentes durante o dia seguinte. Esse hábito repetitivo é o que provoca desgaste nos dentes e até retrações gengivais. Por isso, o foco deve ser no tratamento da qualidade do sono, e não no ronco isoladamente”, explica.
Como tratar o ronco?
Para aliviar o ronco, o tratamento consiste em melhorar a passagem de ar e reduzir os efeitos do distúrbio. Algumas opções incluem o uso de laser, que é uma das opções disponíveis para tratar a flacidez do palato mole, reduzindo o ronco e facilitando a respiração.
*Com informações do portal Metrópoles
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO