Dezembro Vermelho: Saúde de Biguaçu oferece exames e autotestes gratuitos em 10 bairros
Campanha é realizada em alusão ao mês e ao Dia Mundial de Luta contra a Aids
• Atualizado
Prevenção e diagnóstico são as melhores armas na luta contra o HIV, por isso, em alusão ao Dezembro Vermelho e ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º), a Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promoverá ações itinerantes, visando a prevenção ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Essa iniciativa abrangerá 10 bairros, levando serviços como testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C diretamente à comunidade por meio de uma ambulância equipada, que percorrerá as comunidades entre 5 e 19 de dezembro. Podem participar moradores do município com idade a partir dos 14 anos.
Confira o cronograma do Dezembro Vermelho em Biguaçu:
- 05/12 (terça-feira)
Sorocaba de Dentro (pátio da Igreja) – 9h às 12h
Sorocaba de Fora (pátio da Igreja) – 15h às 18h30
- 07/12 (quinta-feira)
Fazenda (Bar do Tinho) – 9h às 12h
Três Riachos (em frente à Escola Roldão) – 15h às 18h30
- 12/12 (terça-feira)
Carandaí (na praça em Frente ao antigo Trekos) – 9h às 12h
Bom Viver (Academia da Saúde) – 15h às 18h30
- 14/12 (quinta-feira)
Jardim Carolina (Associação de Moradores) – 9h às 12h
Morro do Ivo (ao lado do Posto Policial da Polícia Militar) – 15h às 18h30
- 19/12 (terça-feira)
Morro da Boa Vista (pátio da Igreja) – 9h às 12h
Santa Cruz (pátio da Igreja) – 15h às 18h30
Sobre os teste e resultados
Os testes realizados durante as ações itinerantes consistem na coleta de uma pequena quantidade de sangue, retirada da ponta do dedo, e os resultados são disponibilizados em até 30 minutos. O sigilo dos resultados é rigorosamente mantido, proporcionando um ambiente seguro para os participantes. Em caso de resultado positivo, o paciente é encaminhado para tratamento e acompanhamento adequados.
No dia das atividades nos bairros, além do oferecimento para realização dos testes rápidos na ambulância, serão distribuídos autotestes de HIV para aqueles que preferirem realizá-lo no conforto de casa.
Destaca-se que o autoteste de HIV segue os padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse método permite que as pessoas coletem sua própria amostra (fluido oral ou sangue) e realizem o teste de forma autônoma, interpretando os resultados sozinhas ou com o auxílio de alguém em quem confiam. A praticidade desse método, aliada à sua simplicidade e privacidade, busca incentivar a realização dos testes e promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce.
Essas ações não apenas reforçam a importância da prevenção e do diagnóstico, mas também contribuem para a aproximação dos usuários com o sistema público de saúde, reduzindo os deslocamentos para acessar esses serviços.
Atendimento
Quem não puder comparecer à ambulância ou preferir, pode buscar atendimento no CTA, que funciona anexo à Policlínica Municipal, na Rua Vereador Emídio Amorim Veríssimo, n° 114, Praia João Rosa. O horário de funcionamento é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.
O CTA é peça fundamental nesse conjunto de ações preventivas. Integrado a diversas estratégias de prevenção, aconselhamento e diagnóstico de ISTs, o setor desempenha um papel crucial na interrupção da cadeia de transmissão do HIV, das Hepatites B e C e da Sífilis.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO