Detento é o terceiro caso de meningite confirmado em SC
Outros dois casos ocorreram em uma criança e uma mulher na região Norte de Santa Catarina
• Atualizado

A Secretaria de Saúde de Araranguá, no Sul de Santa Catarina, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde, confirmou nesta quinta-feira (09), um caso isolado de meningite bacteriana, em um detento do Presídio Regional de Araranguá. O diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC).
De acordo com a Secretaria, não há surto da doença, já que nenhum novo caso foi registrado até o momento. As equipes de Vigilância em Saúde permanecem em contato permanente com a equipe de saúde do presídio, realizando busca ativa e monitoramento contínuo para identificar possíveis novos casos suspeitos.
Entre as medidas preventivas orientadas estão:
- Manter os ambientes bem ventilados e ensolarados sempre que possível;
- Lavar as mãos com frequência, utilizando água e sabão;
- Garantir higiene rigorosa de utensílios como pratos, copos e talheres;
- Evitar aglomerações.
A Secretaria também reforça que qualquer funcionário ou detento com sintomas compatíveis com meningite deve ser encaminhado imediatamente ao Hospital Regional de Araranguá para avaliação médica.
Outros dois casos em Santa Catarina também foram confirmados entre setembro e durante esse mês de outurbro.
Caso em Campo Alegre
Na quarta-feira (8), um caso de meningite bacteriana foi confirmado em Campo Alegre, no Planalto Norte de SC. O paciente é uma criança moradora da cidade, que permanece internada em um hospital infantil, com quadro estável e boa evolução clínica, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
Como medidas de prevenção, famílias e professores que tiveram contato direto e prolongado com a criança receberam administração preventiva de antibióticos.
Caso em Barra Velha
Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina, confirmou ainda em setembro, na terça-feira (30) o primeiro caso de meningite bacteriana em 2025. A paciente, moradora do bairro São Cristóvão, estava internada no Hospital Jaraguá, com quadro clínico estável.
De acordo com Angelita Lourenço, coordenadora da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), a moradora foi atendida no Pronto Atendimento de Barra Velha.
Na última semana, a mulher foi transferida para o Hospital Jaraguá, onde recebeu o diagnóstico e confirmação após análise laboratorial.
A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO