Dengue: mais de 6 mil brasileiros morrem em 2024
Em média, 16 pessoas morreram todos os dias devido à doença
• Atualizado
O Brasil registrou, em 2024, mais de 6 mil mortes por dengue, o maior número já documentado na história do país, segundo dados do Ministério da Saúde. Em média, 16 pessoas morreram todos os dias devido à doença, que também contabilizou mais de 6,5 milhões de casos confirmados.
Leia Mais
O estado de São Paulo se destacou negativamente, com o triplo de casos apenas em dezembro, atingindo níveis nunca antes registrados.
Fatores que agravaram a epidemia
Especialistas apontam para o aumento da temperatura e o recorde de queimadas como fatores que intensificaram a propagação da dengue.
Segundo o infectologista Ricardo Bonifácio, do Hospital Sírio-Libanês, “isso deixa o mosquito mais exposto nas regiões urbanas e, como ele é o principal vetor, a gente adquire a dengue através da picada do mosquito, então há uma maior exposição”.
A proliferação do Aedes aegypti, transmissor da doença, encontra ainda mais facilidade durante o verão, com as chuvas formando criadouros em recipientes esquecidos nos quintais e áreas urbanas.
Vacinação contra a dengue e desafios
O Brasil, pioneiro na inclusão da vacina contra a dengue no sistema público de saúde, distribuiu mais de 6 milhões de doses em 2024, voltadas principalmente para crianças e adolescentes.
Entretanto, apenas 58% das doses foram aplicadas, e a imunização só é garantida após duas doses, com intervalo de 90 dias.
“A cobertura da vacina só é adquirida após duas doses (…), então, o impacto da vacinação do ano passado vai ser sentido este ano, em 2025, de fato”, explica Bonifácio.
“A gente pede que as pessoas, antes de viajar, façam uma vistoria no seu quintal, na sua casa. A gente pede que olhem as calhas, verifiquem essa questão de limpeza. Verificar se não está com vazão de água”, alerta a coordenadora de Vigilância em Saúde, Maiara Martninghi.
“Se tem piscina em casa, que faça o tratamento adequado dessa piscina enquanto estiverem fora ou façam a cobertura dessa piscina. A gente encontra muitos pratinhos ainda de planta. Isso é clássico do mosquito da dengue”, finaliza Martninghi.
*As informações são do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO