Dengue: Cidade de Santa Catarina é considerada infestada por Aedes aegypti
Dengue preocupa em cidade do Oeste de Santa Catarina
• Atualizado
O município de Joaçaba, no Oeste de Santa Catarina, enfrenta um aumento preocupante na infestação pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. A preocupação da administração municipal vem após, nos últimos dias, a cidade confirmar um caso importado de dengue, um paciente que adquiriu a doença fora do município.
Conforme a Secretaria de Saúde, outros casos estão em fase de investigação, elevando ainda mais a necessidade de ações preventivas e de controle.
Segundo a prefeitura, ao longo de 2023, a cidade viu sua área de infestação ampliada, atingindo a marca de 297 focos do vetor. Com as altas temperaturas acelerando a disseminação do mosquito, as festividades de final de ano trouxeram um fluxo significativo de veículos de outras regiões, bem como visitantes e familiares provenientes de áreas com histórico de transmissão dessas doenças.
De acordo com a prefeitura, essa movimentação intensificou as preocupações da Secretaria de Saúde em relação ao risco de transmissão, especialmente da dengue.
“Diante deste cenário, a colaboração da comunidade é crucial para conter a propagação do Aedes aegypti e prevenir a disseminação dessas graves doenças. A vigilância constante e a adoção de medidas preventivas são fundamentais para garantir a saúde e bem-estar de todos os moradores de Joaçaba”, destacou a prefeitura.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Controle da Dengue, emitiu orientações para a população:
• Uso de repelentes;
• Não deixar água parada;
• Revisão dos imóveis, garantindo a limpeza e o adequado caimento das calhas;
• Fechamento total da tampa da caixa d’água;
• Instalação de tela no cano extravasor (“ladrão”) da caixa d’água;
• Tratamento semanal com cloro em piscinas, incluindo as de plástico;
• Colocação de tela nas tampas dos ralos;
• Não deixar objetos que possam acumular água expostos à chuva, como lonas, garrafas, vasilhas e outros materiais impermeáveis.
- Lula fará pronunciamento em rede de rádio e TV neste sábado
- VÍDEO: PRF e Polícia Civil apreendem 70 kg de maconha em SC
- Saiba o que falta acontecer no julgamento de Bolsonaro e outros 7 réus no STF
- MPSC pede redução de detentos em penitenciária de SC por superlotação; entenda
- Caminhoneiro fica preso às ferragens após tombar caminhão em SC; veja imagens
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO