Saúde Compartilhar
Teste do olhinho

Crianças devem consultar oftalmologista nos primeiros meses de vida

No mundo, cerca de 2,2 bilhões de pessoas possuem algum problema de visão

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Pexels | Banco de Imagens
Foto: Pexels | Banco de Imagens

Julho é o mês da saúde ocular, que busca orientar a população sobre as principais doenças oculares e os cuidados com a visão. Segundo o oftalmologista do Hospital Baía Sul, Ernani Serpa, é muito importante que as crianças façam a sua primeira consulta já nos primeiros meses de vida, e realizem o teste do olhinho.

“Cuidar da saúde ocular significa preservar as estruturas anatômicas dos olhos e suas funções, mantendo, desta forma, o perfeito funcionamento do sentido da visão. Ao ter esse cuidado no início da vida, as doenças congênitas e da infância podem ser descartadas e, em caso de alguma alteração, contribuir para que haja a intervenção e tratamento adequados para o desenvolvimento saudável da visão do bebê”, afirma o médico.

No mundo, cerca de 2,2 bilhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência visual, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Dados do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, demonstram que no Brasil, o problema afeta cerca de 18,6% da população brasileira.

As doenças oculares mais comuns são as ametropias, como miopia, hipermetropia e astigmatismos, que podem ser tratadas com lentes corretivas ou cirurgia refrativa. Mas há diversas outras doenças oculares, sendo as que demandam mais atenção médica a catarata, o glaucoma e a degeneração macular na população acima dos 60 anos.

Entre os principais cuidados a serem tomados pela população geral estão as visitas regulares aos oftalmologistas, especialmente pessoas que possuem histórico familiar de algumas destas doenças; proteção dos olhos à exposição excessiva aos raios ultravioletas; manter os olhos lubrificados, sobretudo as pessoas que passam horas no computador; utilização de óculos de proteção em trabalhos mais expostos a riscos de trauma ocular.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.