Cores de coriza: o que elas podem indicar?
As cores de corizas não garantem, por si só, uma causa e um tratamento definitivo
• Atualizado
O que as cores de coriza podem indicar? Segundo o Ministério da Saúde, normalmente, elas sinalizam a evolução de uma infecção, mas podem estar associadas a quadros alérgicos, lesões, tabagismo, entre outros.
O mais importante é ficar atento à duração, à intensidade e aos demais sintomas que acompanham as secreções nasais.
Leia Mais
- Coriza transparente
Costuma anteceder a parte inicial de uma infecção por vírus ou fazer parte de uma alergia, caso vier sem dores de garganta, tosse, falta de voz e com espirros sucessivos.
- Coriza branca
Pode fazer parte de um quadro viral inicial ou terminal. Essa secreção, mais espessa (tipo clara de ovo), também pode fazer parte de quadros de rinite alérgica.
- Coriza amarela ou verde
Podem indicar infecções causadas por bactérias ou vírus. A cor deve-se aos glóbulos brancos que são expelidos após enfrentarem microrganismos nocivos.
- Coriza vermelha ou rosa
Aponta a presença de sangue, sendo as causas mais comuns o ar seco, lesões, inalação de irritantes químicos, entre outras.
- Coriza cinza ou preta
Acontece devido o contato com fumo ou ambientes com o ar muito polúido. Em casos raros, pode estar associada a infecções por fungos.
Importante
As cores de corizas não garantem, por si só, uma causa e um tratamento definitivo. O quadro geral do paciente, a lateralidade das secreções (de um lado só ou de ambos) e ainda há quantos dias a secreção está dessa forma precisam ser avaliados em conjunto.
Veja o post
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO