Saúde Compartilhar
Cuidados

Cor da língua: o que é saudável, o que não é?

A aparência da língua dá aos médicos uma ideia sobre certos aspectos da saúde

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem Ilustrativa | Foto: Freepik (banco de imagens)
Imagem Ilustrativa | Foto: Freepik (banco de imagens)

A língua é uma espécie de luz de verificação do motor para o corpo. A aparência da língua dá aos médicos uma ideia sobre certos aspectos da saúde, e a cor é uma pista importante.

A língua deve ter um formato arredondado e simétrico. Geralmente é rosa claro, embora possa ter um pouco de pigmentação roxa ou marrom em populações africanas, asiáticas e mediterrâneas. Também pode ter um toque de saburra branca.

A dieta pode afetar a cor da língua?

Sim. Às vezes, a dieta pode ser parcialmente culpada por uma mudança no tom usual da língua. Isso ocorre porque as papilas podem absorver as cores e resíduos de alimentos e bebidas que a pessoa consome. Por exemplo, aquele picolé ou doce azul que você comeu quando criança provavelmente deixou sua língua com um tom de azul. Café, chá e muitos tipos de alimentos, também podem deixar suas marcas.

A descoloração geralmente é apenas temporária. Beber bastante água e manter uma boa higiene oral lavará alimentos e corantes que grudam na língua.

Língua escura ou clara, manchas brancas e outros motivos de preocupação

Algumas cores e aparências da língua são sinais de problemas de saúde. Verifique com um médico se notar qualquer um dos seguintes:

Uma língua marrom ou preta sinaliza uma condição chamada “língua pilosa preta”. Isso ocorre quando as papilas ficam muito longas. Essas pequenas saliências geralmente não têm muita chance de crescer porque são eliminadas regularmente com toda a atividade na boca. Se crescerem, podem prender bactérias e uma mistura de corantes alimentares, levando à coloração marrom ou preta. Os fatores de risco incluem tomar antibióticos ou anti-histamínicos, fumar, boca seca, beber quantidades excessivas de café ou chá preto ou má higiene oral.

Manchas brancas espessas ou feridas brancas na língua provavelmente significam que você tem um crescimento excessivo de levedura na boca (sapinho). O sapinho pode ser desencadeado por condições como diabetes ou HIV, efeitos colaterais de antibióticos ou tratamento de câncer, uso de dentaduras, tabagismo, boca seca ou uso de inaladores de esteroides. Em casos raros, manchas brancas ou feridas são sintomas de câncer oral.

Se a língua apresentar feridas vermelhas ou amarelas dolorosas, pode estar lidando com aftas (tecidos irritados), candidíase (que às vezes pode aparecer como manchas vermelhas) ou (em casos raros) câncer bucal.

Uma língua vermelha brilhante pode indicar que você tem deficiência de vitamina B12 ou uma infecção chamada escarlatina — uma infecção por bactéria Streptococcus na garganta acompanhada de erupção cutânea vermelha no corpo. Se você tem manchas vermelhas brilhantes que não doem e parecem migrar de um lugar na língua para outro, você pode ter uma condição inofensiva e incurável chamada “língua geográfica”.

Preocupado com sua língua? O que fazer

Se você estiver preocupado com algo errado com sua língua, especialmente se você também tiver febre, muita dor de garganta, feridas que não desaparecem ou outros sintomas novos, procure um médico ou dentista.

*Com informações da Harvard Health Publishing

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.